quinta-feira, 28 de abril de 2016

CNL - 2ª fase

Integrado nas várias fases do Concurso Nacional de Leitura (CNL), um Projeto da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a fase distrital do CNL teve lugar em Oliveira de Azeméis, no pavilhão Professor António Costeira. 
Aproveitando o facto de se comemorar os 100 anos da vida literária de Ferreira de Castro (escritor oliveirense) uma das obras escolhidas para o ensino secundário não podia deixar de ser "Emigrantes".
Com cerca de 240 alunos de todo o distrito de Aveiro foi gratificante para os Professores bibliotecários verem tantos alunos adeptos da leitura recreativa. Voluntários de um concurso como este, estes alunos mostraram  que são fruto do empenho e de todo o trabalho que as BE têm vindo a fazer nas escolas junto dos alunos e encarregados de educação, em parceria com os Professores que não fecham a porta da sua sua de aula às atividades da Biblioteca Escolar.

Enquanto os alunos faziam as provas, os Professores acompanhantes realizaram uma visita guiada à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, seguindo, depois, para Ossela onde visitaram  a casa de Ferreira de Castro e a Biblioteca que ele mandou construir.Houve, ainda, um pequeno brunch para degustação dos produtos regionais oliveirenses, com especial enfoque no queijo de Celores (Ossela), nas broas de Canela e nas já famosas regueifas de Ul.
O almoço foi servido a todos os participantes na Escola Básica e Secundária Soares Basto.
À tarde deu-se início à prova oral para os 5 participantes seleccionados em cada um dos ciclos (3º CEB e E. SEc.).
Entre a leitura e a exposição de uma opinião sobre uma das obras, o juri deliberou e comunicou que as representantes do distrito de Aveiro à fase final em Lisboa são as alunas Joana Gaspar Ferreira (3º CEB) da Escola João da Silva Correia, de S. João da Madeira e a aluna Joana Gaspar Ferreira (E. Secundário) da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira.
Além destas duas vencedoras o juri escolheu ainda como alunas suplentes à prova final, as alunas Diana SIli da escola Secundária de Albergaria-a-velha e Diana Catarina Marques da escola dr. José Pereira Tavares de Pinheiro da Bemposta (Concelho de OAZ)
Os nossos alunos apesar de não terem conseguido passar à fase seguinte, deixáram-nos muito orgulhosos e estão de parabéns.
são atividades como estas que nos fazem pensar que a leitura nunca acabará e que o prazer de ler jamais passará de moda, dado que ao longo dos séculos tem sobrevivido a várias correntes.
A todos, incluindo aqueles que participaram na 1ª fase, os nossos agradecimentos e parabéns.
Ler ajuda a crescer!

2 comentários:

  1. Não dá para saber o nome dos alunos que participaram dessa escola?! É que eu tornei-me amiga de um, mas não consigo encontra-lo no facebook.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...