segunda-feira, 14 de abril de 2014

     
 No dia 12 de abril, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a nossa colega Isabel Barbosa apresentou o livro de Flávio Capuleto “Inferno no Vaticano”. 
Foi com agrado e atenção que todos os presentes ouviram a sua dissertação, motivadora para a leitura deste romance que tem todos os ingredientes para prender o leitor.
       O encontro ainda foi animado com momentos musicais, de declamação de poesia e com a leitura da carta que acompanhou o livro que foi enviado e dedicado a Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco.
No final, o autor ainda teve oportunidade de autografar alguns exemplares que os presentes fizeram questão de levar.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dia do Combatente - 9 de abril




Esta foi a forma que as Professoras Bibliotecárias encontraram para relembrar todos aqueles que pereceram nas várias guerras portuguesas, lutas sem sentido, sem lógica e que, em nome de um poder mais alto, de um Patriotismo inquestionável, sacrificaram as suas vidas e as vidas dos seus familiares.

 

A Batalha de La Lys, que teve lugar a 9 de abril de 1918, na região da Flandres, marcou a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. As tropas portuguesas sofreram pesadas baixas mercê de um poderio militar muito superior, e os alemães acabaram por vencer esta batalha.

Embora os soldados se tenham adaptado à guerra das trincheiras, mostrando espírito combativo, o cansaço, a falta de reforços e o inverno frio e húmido acabariam por revelar-se, entre outros, fatores decisivos para a derrota das nossas tropas.

Na Batalha de La Lys pereceram 7 098 praças e 327 oficiais, cerca de 35% dos efetivos portugueses na Flandres.

Esta data, é uma homenagem a todos quantos lutaram por Portugal, constituindo uma efeméride significativa para a dignificação do Combatente. [http://www.algarveprimeiro.com (acedido em 9/04/14)] .

Por isso achamos que “P’ra Longe” a música dos Paradigma (banda dos alunos do nosso agrupamento) faz todo o sentido nesta homenagem.
 
 

 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O mostrengo


O MOSTRENGO

 
 O mostrengo que está no fim do mar

 Na noite de breu ergueu-se a voar;

 À roda da nau voou três vezes,

 Voou três vezes a chiar,

 
 E disse: «Quem é que ousou entrar

 Nas minhas cavernas que não desvendo,

 Meus tectos negros do fim do mundo?»

E o homem do leme disse, tremendo:

 

Leituras com Encarregados de Educação


Deu-se oficialmente por concluídas as comemorações da semana da leitura. A atividade do “convidado de leitura”, realizado pelos encarregados de educação e /ou familiares e amigos às salas de aula dos alunos prolongou-se até ao final desta semana.

Durante estes quinze dias, muitos foram os encarregados de educação que aceitaram o desafio de ir ler um conto, um livro, ou um excerto, à sua escolha, nas salas de aula dos vários anos e ciclos de ensino. Desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, houve leituras para todos e partilha de experiências e sugestões trazidas pelos Encarregados de Educação, demonstrando que, como e porquê  um determinado livro pode ser marcante numa determinada fase da vida. Disso nos deu a conhecer, por exemplo, um dos encarregados de educação dos alunos do 7º ano.

quarta-feira, 2 de abril de 2014


No dia 1 de Abril, pelas 11h, na biblioteca Madalena Sotto, na Escola Sede do Agrupamento, as turmas do 10º H e 11º G do Curso Profissional de Turismo e seus Professores acompanhantes tiveram um encontro com Liliana Resende, encontro esse promovido pela Biblioteca Escolar e o Professor António Rebelo (Diretor do Jornal “Voz de Azeméis").

A Guia Turística falou da sua experiencia profissional, alertando os alunos para a importância do turismo em Portugal, das vantagens de se ter um bom currículo e para os aspetos positivos da profissão. Falou, sobretudo, do que aprendeu ao longo dos 10 anos em que trabalhou nos navios de cruzeiro e partilhou experiências decorridas ao longo desse tempo.