Foram, igualmente distribuídas algumas mensagens alusivas ao
mesmo tema, em vários pontos do agrupamento. Foi, ainda, proposto aos alunos a
construção de “uma ideia verde” que culminará com a entrega de um prémio à
ideia mais verde e seu autor, no final do mês de Maio.
Etiquetas
- Atividades (252)
- Atualidades (206)
- Bib. Madalena Sotto (152)
- Bib. 1º CEB (52)
- caderninho de poemas (37)
- Eu vi... (35)
- Bib. Pré-escolares (29)
- Trabalhando com... (29)
- Semana da Leitura (26)
- E - Books (20)
- Autor do Mês (19)
- CNL (16)
- Literacia da Leitura (15)
- Palavras do mundo (15)
- História e Geografia (12)
- Clube de História (9)
- Ferreira de Castro (9)
- Línguas e Literatura (7)
- Literacia do Media (6)
- Ciências Exatas (4)
- Filosofia (2)
- Jogos Pedagógicos (2)
- Arte e Desporto (1)
- Ciências Sociais (1)
- Ciências Aplicadas (1)
- Generalidades (1)
- Religião (1)
terça-feira, 22 de abril de 2014
Dia da Terra
Escritora do Mês - Abril
Natural de Lisboa, a nossa escritora deste mês, é-nos
particularmente querida. Dotada de um espírito inovador, criativo e de uma
simpatia estonteante, a nossa escritora, é uma contadora de histórias nata.
Vencedora de vários prémios literários é na literatura
infanto-juvenil, contudo, que se
notabiliza.
O seu trabalho “Leandro, o rei da Helíria”
deu origem a um concurso promovido pela visão júnior.
Como quem não arrisca não petisca, os alunos do 7º H da
Escola Bento Carqueja (Agrupamento de escolas Soares Basto) lá tentaram a sua
sorte. E, eis, que a notícia é dada às Professoras Bibliotecárias pela Docente
de Português que agarrou neste projeto, nos seus alunos e saíram vencedores.
Ao ir a Lisboa, tivemos a oportunidade de contactar com a
nossa escritora do mês. Hoje Alice Vieira é uma das mais importantes
escritoras Portuguesas tendo ganho grande projeção nacional e internacional, ao
ver algumas das suas obras serem traduzidas e editadas no estrangeiro.
Por termos ganho o prémio de estarmos novamente com esta magnifica escritora, as Professoras Bibliotecárias decidiram prolonga-la como autor do mês de Abril.
Por termos ganho o prémio de estarmos novamente com esta magnifica escritora, as Professoras Bibliotecárias decidiram prolonga-la como autor do mês de Abril.
Pedro Giestas no Agrupamento
Realizou-se hoje, dia 22 de abril, o encontro entre o ator Pedro Giestas e os alunos do 9º ano, no âmbito da extensão de currículo da disciplina de Português, atividade integrada no Plano Anual da Biblioteca Escolar.
Neste encontro, o ator foi respondendo às questões colocadas partindo sempre da sua experiência em teatro e em televisão. Os alunos revelaram interesse por determinadas questões, mais ligadas à fama e à forma de estar em palco, do que propriamente à transformação textual e à transfiguração dos atores em personagens. Assuntos como: há papéis impossíveis de fazer, o que é o "Teatro Invisível" foram, igualmente, debatidos.
A terminar, o ator Pedro Giestas falou do seu "novo projeto" em cena há 6 anos, e em digressão por várias localidades do país e no estrangeiro: "A Visita".
Paralelamente, encontra-se patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, na escola sede do agrupamento, uma exposição sobre a origem e evolução do teatro. A visitar.
Paula Sousa's Slidely by Slidely Slideshow
Neste encontro, o ator foi respondendo às questões colocadas partindo sempre da sua experiência em teatro e em televisão. Os alunos revelaram interesse por determinadas questões, mais ligadas à fama e à forma de estar em palco, do que propriamente à transformação textual e à transfiguração dos atores em personagens. Assuntos como: há papéis impossíveis de fazer, o que é o "Teatro Invisível" foram, igualmente, debatidos.
A terminar, o ator Pedro Giestas falou do seu "novo projeto" em cena há 6 anos, e em digressão por várias localidades do país e no estrangeiro: "A Visita".
Paralelamente, encontra-se patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, na escola sede do agrupamento, uma exposição sobre a origem e evolução do teatro. A visitar.
Paula Sousa's Slidely by Slidely Slideshow
sábado, 19 de abril de 2014
Quem foi Gabriel Garcia Marquez
Adeus a mais um Prémio Nobel da Literatura - Gabriel Garcia Marquez.
Porque a vida são as férias que a morte nos permite ter...
Porque a vida são as férias que a morte nos permite ter...
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Foi com agrado e
atenção que todos os presentes ouviram a sua dissertação, motivadora para a
leitura deste romance que tem todos os ingredientes para prender o leitor.
O encontro ainda foi animado
com momentos musicais, de declamação de poesia e com a leitura da carta que acompanhou
o livro que foi enviado e dedicado a Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco.
No final, o autor ainda teve oportunidade de autografar alguns exemplares
que os presentes fizeram questão de levar.
sábado, 12 de abril de 2014
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Dia do Combatente - 9 de abril
Esta foi a forma que as Professoras Bibliotecárias encontraram para relembrar todos aqueles que pereceram nas várias guerras portuguesas, lutas sem sentido, sem lógica e que, em nome de um poder mais alto, de um Patriotismo inquestionável, sacrificaram as suas vidas e as vidas dos seus familiares.
A Batalha de La Lys, que teve lugar a 9 de abril de 1918, na
região da Flandres, marcou a participação de Portugal na Primeira Guerra
Mundial. As tropas portuguesas sofreram pesadas baixas mercê de um poderio
militar muito superior, e os alemães acabaram por vencer esta batalha.
Embora os soldados se tenham adaptado à guerra das
trincheiras, mostrando espírito combativo, o cansaço, a falta de reforços e o
inverno frio e húmido acabariam por revelar-se, entre outros, fatores decisivos
para a derrota das nossas tropas.
Na Batalha de La Lys pereceram
7 098 praças e 327 oficiais, cerca de 35% dos efetivos portugueses na Flandres.
Esta data, é uma homenagem a
todos quantos lutaram por Portugal, constituindo uma efeméride significativa
para a dignificação do Combatente. [http://www.algarveprimeiro.com
(acedido em 9/04/14)] .
Por isso achamos que “P’ra Longe” a música dos Paradigma (banda dos alunos do nosso agrupamento) faz todo o sentido nesta homenagem.
Por isso achamos que “P’ra Longe” a música dos Paradigma (banda dos alunos do nosso agrupamento) faz todo o sentido nesta homenagem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
