terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia da Terra


Está patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, nos dias 22 e 23 de abril, a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 11º J. Esta exposição insere-se no âmbito da comemoração do Dia da Terra, projeto que tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância de comportamentos ecológicos. Foi realizado a nível de agrupamento, a projeção e discussão de um Powerpoint em todas as turmas e em todos os ciclos de ensino.

Foram, igualmente distribuídas algumas mensagens alusivas ao mesmo tema, em vários pontos do agrupamento. Foi, ainda, proposto aos alunos a construção de “uma ideia verde” que culminará com a entrega de um prémio à ideia mais verde e seu autor, no final do mês de Maio.

Escritora do Mês - Abril



Natural de Lisboa, a nossa escritora deste mês, é-nos particularmente querida. Dotada de um espírito inovador, criativo e de uma simpatia estonteante, a nossa escritora, é uma contadora de histórias nata.

Vencedora de vários prémios literários é na literatura infanto-juvenil, contudo,  que se notabiliza.

O seu trabalho “Leandro, o rei da Helíria” deu origem a um concurso promovido pela visão júnior.

Como quem não arrisca não petisca, os alunos do 7º H da Escola Bento Carqueja (Agrupamento de escolas Soares Basto) lá tentaram a sua sorte. E, eis, que a notícia é dada às Professoras Bibliotecárias pela Docente de Português que agarrou neste projeto, nos seus alunos e saíram vencedores.

Ao ir a Lisboa, tivemos a oportunidade de contactar com a nossa escritora do mês. Hoje Alice Vieira é uma das mais importantes escritoras Portuguesas tendo ganho grande projeção nacional e internacional, ao ver algumas das suas obras serem traduzidas e editadas no estrangeiro.

Por termos ganho o prémio de estarmos novamente com esta magnifica escritora, as Professoras Bibliotecárias decidiram prolonga-la como autor do mês de Abril.


Pedro Giestas no Agrupamento

Realizou-se hoje, dia 22 de abril, o encontro entre o ator Pedro Giestas e os alunos do 9º ano, no âmbito da extensão de currículo da disciplina de Português, atividade integrada no Plano Anual da Biblioteca Escolar.
Neste encontro, o ator foi respondendo às questões colocadas partindo sempre da sua experiência em teatro e em televisão. Os alunos revelaram interesse por determinadas questões, mais ligadas à fama e à forma de estar em palco, do que propriamente à transformação textual e à transfiguração dos atores em personagens. Assuntos como: há papéis impossíveis de fazer, o que é o "Teatro Invisível" foram, igualmente, debatidos.
A terminar, o ator Pedro Giestas falou do seu "novo projeto" em cena há 6 anos, e em digressão por várias localidades do país e no estrangeiro: "A Visita".
Paralelamente, encontra-se patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, na escola sede do agrupamento, uma exposição sobre a origem e evolução do teatro. A visitar.



Paula Sousa's Slidely by Slidely Slideshow

sábado, 19 de abril de 2014

Quem foi Gabriel Garcia Marquez

Adeus a mais um Prémio Nobel da Literatura - Gabriel Garcia Marquez.
Porque a vida são as férias que a morte nos permite ter...


segunda-feira, 14 de abril de 2014

     
 No dia 12 de abril, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a nossa colega Isabel Barbosa apresentou o livro de Flávio Capuleto “Inferno no Vaticano”. 
Foi com agrado e atenção que todos os presentes ouviram a sua dissertação, motivadora para a leitura deste romance que tem todos os ingredientes para prender o leitor.
       O encontro ainda foi animado com momentos musicais, de declamação de poesia e com a leitura da carta que acompanhou o livro que foi enviado e dedicado a Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco.
No final, o autor ainda teve oportunidade de autografar alguns exemplares que os presentes fizeram questão de levar.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dia do Combatente - 9 de abril




Esta foi a forma que as Professoras Bibliotecárias encontraram para relembrar todos aqueles que pereceram nas várias guerras portuguesas, lutas sem sentido, sem lógica e que, em nome de um poder mais alto, de um Patriotismo inquestionável, sacrificaram as suas vidas e as vidas dos seus familiares.

 

A Batalha de La Lys, que teve lugar a 9 de abril de 1918, na região da Flandres, marcou a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. As tropas portuguesas sofreram pesadas baixas mercê de um poderio militar muito superior, e os alemães acabaram por vencer esta batalha.

Embora os soldados se tenham adaptado à guerra das trincheiras, mostrando espírito combativo, o cansaço, a falta de reforços e o inverno frio e húmido acabariam por revelar-se, entre outros, fatores decisivos para a derrota das nossas tropas.

Na Batalha de La Lys pereceram 7 098 praças e 327 oficiais, cerca de 35% dos efetivos portugueses na Flandres.

Esta data, é uma homenagem a todos quantos lutaram por Portugal, constituindo uma efeméride significativa para a dignificação do Combatente. [http://www.algarveprimeiro.com (acedido em 9/04/14)] .

Por isso achamos que “P’ra Longe” a música dos Paradigma (banda dos alunos do nosso agrupamento) faz todo o sentido nesta homenagem.