quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


ENCONTRO COM A ESCRITORA SUSANA SANTOS SILVA
                                                                              21/01/2015

As escolas nº 1 e nº 4 receberam a visita da escritora Susana Santos Silva para mais uma conversa sobre livros e leituras, desta vez, para os alunos do 1º e 2º Ano.
O livro escolhido “O espantalho sem nome, conta uma história singela que pretende mostrar às crianças as várias facetas das personagens e a missão de cada uma delas no Planeta Terra. A escritora, de uma forma divertida, refletiu com as crianças sobre sentimentos, vivências e valores humanos, encorajando a realização pessoal de cada criança.
 Além dos momentos de leitura e interação entre os presentes, os alunos da EB nº 1, ainda presentearam a convidada com uma canção alusiva à temática da história e um livro com ilustrações feitas pelos próprios que muito agradou à escritora.
Em ambas as escolas esteve patente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos. No final de cada encontro, ainda houve tempo para uma animada sessão de autógrafos.
As sessões foram pautadas pela magia, fantasia, ternura e participação dos alunos.
A equipa da BE agradece a colaboração das professoras do 1.º CEB, da Direção, bem dos alunos e formadores do restaurante pedagógico da escola sede onde foi servido um delicioso almoço às nossas convidadas e professoras bibliotecárias.

As fotografias ilustram os momentos vivenciados pelos alunos que viajaram pelo mundo da fantasia.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Concurso Nacional de Leitura

Decorreu  1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, na escola Soares Basto (ESSB) e na Bento Carqueja (EBBC), mais concretamente na BE Madalena Sotto e BE José Saramago.

Os alunos concorrentes do 3º ciclo, tiveram a oportunidade de escolher entre a leitura de “Sexta- Feira ou a vida Selvagem” de Michel Tournier ou “O Fantasma de Canterville” de Oscar Wilde.
Os alunos do Ensino Secundário tinham como opção “A Pérola” de John Steinbeck e “Cão como nós” de Manuel Alegre.

Este ano a participação dos alunos foi inferior, mesmo assim, esperamos obter bons resultados que nos possibilitem prosseguir para a 2ª fase.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Exposição - Dia de Reyes

Encontra-se patente na Biblioteca Madalena Sotto uma exposição alusiva ao dia de Reis, tradição espanhola de maior relevo nesta época natalícia.
Os trabalhos expostos são da autoria dos alunos de Espanhol do ensino secundário com a supervisão da Prof. Cármen Resende.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Boas Festas


Diploma de mérito - Super Leitor

Faz hoje uma semana que o Agrupamento esteve em festa, com a entrega dos diplomas de conclusão e de mérito aos alunos de todos os ciclos.
Integrada na festa do Dia do Diploma, a Biblioteca Escolar presenteou os super Leitores de 2014 do 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário.
Para além do respetivo certificado, a biblioteca ofereceu, também, um livro a cada um dos alunos.
Foi uma noite magnífica, para todos os alunos, pais e professores.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Campanha

"Vamos doar um Livro à Biblioteca Escolar?"

Este é o slogan da campanha que as Professoras bibliotecárias estão a levar a cabo, de modo a enriquecer o espólio da BE. Um livro que já não nos diga nada e que está cansado de esperar que alguém o tire da prateleira lá de casa, pode ter outro destino e outra finalidade.
Quem doa livros, doa conhecimento.
Obrigada pela vossa colaboração.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Leituras de Natal no SB Design

Como já vem sendo uma recorrente, as Professoras Bibliotecárias contam com o apoio dos alunos de SBDesign , os quais estão, sempre, disponíveis para trabalhar com a Biblioteca Escolar.
Este ano letivo o SBD ficou responsável pela elaboração dos cartazes do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e dos Concursos Nacional.
Para além disso, o SBD colaborou na elaboração da capa do suplemento sobre as Bibliotecas Escolares do Jornal do mês de Outubro do Correio de Azeméis, trabalhando, assim, em parceria com todas as bibliotecas escolares do concelho de Oliveira de Azeméis e com a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Chegada que está a altura do Natal, as Professoras Bibliotecárias foram à sala de aula do SB Design e levaram o conto "Um milagre de Natal" do escritor Franclim Neto, recentemente convidado das escolas nº1 e nº 4 OAZ.
Lido o conto, foi oferecido aos alunos, e respetivos Professores, um cartão de boas festas e um lápis personalizado da Biblioteca Escolar, com uma mensagem alusiva à época.
Uma vez mais, o nosso bem - haja por toda a colaboração que nos prestam, e votos de Boas Festas.