sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Feliz dia de S. Valentim

" Comecei a amar-te no dia em que te abandonei.
Foram as palavras dele quando, dez anos depois, a encontrou por mero acaso no café. Ela sorriu, disse-lhe "olá amo-te" mas os lábios só disseram "olá, está tudo bem?"
(...)
Sim quero.
Foram as palavras dele quando ela, no registo civil como tinha de ser lhe perguntou se queria nunca casar com ele".

Excerto do livro de Pedro Chagas Freitas " Prometo falhar" existente na Biblioteca José Saramago para requisição domiciliária. Este livro foi oferecido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Exposição na BEMS

Encontra-se patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto,  a exposição alusiva ao 75º aniversário da estreia do 1º filme (“A varanda dos Rouxinóis” - no Cine Teatro Oliveirense) da atriz de Oliveira de Azeméis que deu nome à Biblioteca Escolar da Escola Sede, cuja data se assinala a 10 e 11 de fevereiro.
Para comemorara a efeméride a Biblioteca associou-se ao Professor responsável pelo  Plano Nacional de Cinema e foi exibido o filme "A Vizinha do lado" à turma do 11ºG.
A Biblioteca ofereceu, ainda, marcadores de livros alusivos à comemoração.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Escritora nos Jardins de Infância

Elisa Sá Costa foi a escritora convidada pela Biblioteca Escolar, para levar a “História do Rei Livro e da Princesa Palavra” aos Jardins de Infância do Agrupamento.


As crianças falaram do livro, jogaram o jogo do “Reino da Leitura” e cantaram uma canção tocada pela escritora com os dois primeiros versos do livro. Ao mesmo tempo que a canção ia sendo cantada, as crianças também iam fazendo uma coreografia.

A escritora completará as suas sessões no dia 3 de Março no JI nº4 OAZ, de acordo com a sua agenda.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Clube de História propõe ...

No âmbito da comemoração dos 70 anos de libertação do campo de concentração de Auschwitz pelas forças soviéticas o Clube de História divulga o filme para os alunos de 9º e 12º ano:



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


ENCONTRO COM A ESCRITORA SUSANA SANTOS SILVA
                                                                              21/01/2015

As escolas nº 1 e nº 4 receberam a visita da escritora Susana Santos Silva para mais uma conversa sobre livros e leituras, desta vez, para os alunos do 1º e 2º Ano.
O livro escolhido “O espantalho sem nome, conta uma história singela que pretende mostrar às crianças as várias facetas das personagens e a missão de cada uma delas no Planeta Terra. A escritora, de uma forma divertida, refletiu com as crianças sobre sentimentos, vivências e valores humanos, encorajando a realização pessoal de cada criança.
 Além dos momentos de leitura e interação entre os presentes, os alunos da EB nº 1, ainda presentearam a convidada com uma canção alusiva à temática da história e um livro com ilustrações feitas pelos próprios que muito agradou à escritora.
Em ambas as escolas esteve patente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos. No final de cada encontro, ainda houve tempo para uma animada sessão de autógrafos.
As sessões foram pautadas pela magia, fantasia, ternura e participação dos alunos.
A equipa da BE agradece a colaboração das professoras do 1.º CEB, da Direção, bem dos alunos e formadores do restaurante pedagógico da escola sede onde foi servido um delicioso almoço às nossas convidadas e professoras bibliotecárias.

As fotografias ilustram os momentos vivenciados pelos alunos que viajaram pelo mundo da fantasia.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Concurso Nacional de Leitura

Decorreu  1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, na escola Soares Basto (ESSB) e na Bento Carqueja (EBBC), mais concretamente na BE Madalena Sotto e BE José Saramago.

Os alunos concorrentes do 3º ciclo, tiveram a oportunidade de escolher entre a leitura de “Sexta- Feira ou a vida Selvagem” de Michel Tournier ou “O Fantasma de Canterville” de Oscar Wilde.
Os alunos do Ensino Secundário tinham como opção “A Pérola” de John Steinbeck e “Cão como nós” de Manuel Alegre.

Este ano a participação dos alunos foi inferior, mesmo assim, esperamos obter bons resultados que nos possibilitem prosseguir para a 2ª fase.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Exposição - Dia de Reyes

Encontra-se patente na Biblioteca Madalena Sotto uma exposição alusiva ao dia de Reis, tradição espanhola de maior relevo nesta época natalícia.
Os trabalhos expostos são da autoria dos alunos de Espanhol do ensino secundário com a supervisão da Prof. Cármen Resende.