sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de abril, sempre!


           É com enorme apreço que recordamos o momento inesquecível de História e Memória que se realizou  na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, na escola sede do Agrupamento, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, dinamizado pelos colegas Professores de História, particularmente com o Professor Leonel.
          Os convidados, Pinto Nunes e Olímpio, ambos combatentes na guerra de Ultramar, bem como o 1º cabo Miguel, um dos 270 homens que integraram a coluna militar de Santarém para Lisboa aos comandos de Salgueiro Maia, deixaram um testemunho vivo, muito expressivo e realista à assistência, maioritariamente alunos do ensino secundário, a qual se revelou extremamente  interessada e atenta, daquilo que foi o 25 de abril visto pelos olhos e o corpo de quem lá esteve, viu e sentiu.
          A leitura de um enxerto do livro " Capitãs de Abril" de Ana Sofia Fonseca pelas Professoras Bibliotecárias Odete Alegria e Paula Sousa, intitulado “Do Franjinhas com amor” que relatou através de testemunho igualmente real, o episódio que ligará Celeste Nunes Caeiro, à revolução de abril de 1974, constituiu, também, uma nota interessante sobre a origem da ligação dos cravos à revolução: “a arma feita jarra” tal como é dito por Celeste Caeiro no seu testemunho.
         

"O Poeta"

Recebemos, carinhosamente, este mail vindo dos Paradigma, banda dos nossos queridos alunos do Agrupamento de Escolas Soares Basto, os quais têm vindo a surpreender-nos com o teu talento.
Nós, Professoras Bibliotecárias,   não podíamos passar ao lado de tamanha delicadeza para connosco. O nosso grande bem Haja por se terem lembrado de nós.  Votos de duradouros sucessos.


"A liberdade é um valor que não se pode perder, é necessária e faz parte da essência do ser humano... 
Assim em Vésperas do 40º aniversário da Revolução dos Cravos queremos partilhar convosco a música "O Poeta" e o seu respectivo Videoclip e também assim, homenagear todos aqueles que lutaram pela liberdade, em Portugal e por esse mundo fora! Viva a Liberdade. "
 
 




quinta-feira, 24 de abril de 2014

Encontro com o escritor Richard Towers


Para comemorar o Dia Mundial do Livro (23 de abril), as Professoras Bibliotecárias convidaram o escritor Richard Towers para um encontro com alunos do ensino secundário, na BEMS  (ES Soares Basto).

Este propôs uma incursão pelo seu inovador mundo literário, através das obras “Tempo”, “Reflexos” e “O Desafio”, os seus mais recentes lançamentos.
Nesta abordagem, ficou-se a conhecer melhor o conceito de livro-objeto e o íntimo processo criativo do autor, bem como os segredos por detrás da conceção do livro-relógio, do livro-espelho e do livro-xadrez.
A leitura de excertos das obras por algumas alunas, acompanhada à viola pelo escritor, acrescentou uma nota muito interessante a este encontro original.
Richard Towers é candidato a vários prémios de inovação e promete edificar uma carreira ímpar através da sua visão única e original da literatura e do livro.
Os presentes revelaram interesse e interagiram com o escritor que respondeu a várias questões.
Aproveitou-se a oportunidade para realizar a cerimónia de entrega dos certificados e prémios aos alunos vencedores do Concurso Nacional de Leitura e Concurso Concelhio de Leitura (fases escolares).  







Dia do Livro e dos Direitos de Autor


A 23 de Março último, as Escolas do Agrupamento Soares Basto assinalaram o Dia do Livro e dos Direitos do Autor com uma original exposição de t-shirts, em estendal na parte central da Biblioteca.

Estas, alvo da intervenção dos alunos da disciplina de Espanhol, continham frases alusivas à efeméride escritas nas línguas ministradas nas escolas do Agrupamento.


Todos os trabalhos apresentados foram avaliados por um júri constituído por três elementos, sendo as mais originais premiadas.

40 anos/25 abril

"As portas que Abril Abriu"
Ary dos Santos



quarta-feira, 23 de abril de 2014

Histórias de Ensinar

Saiu, hoje, no Dia Mundial do Livro, a coletânea de histórias vencedoras do concurso da Raíz Editora.
Uma delas é assinada por Paula Sousa: uma das Professoras Bibliotecárias do nosso Agrupamento.
A equipa das Professoras Bibliotecárias congratula-se pelo facto do nome do nosso agrupamento estar de novo nas "bocas do mundo".


Histórias de Ensinar - Paula Sousa

Dia Mundial do Livro - 23 de Abril

Para relembrar este dia, as professoras bibliotecárias optaram por recordar "Beatriz e o Plátano" de Ilse Losa, livro esse testado pelos alunos do 3º e 4º anos durante o Concurso Concelhio de Leitura.



Beatriz e o Plátano - Ilse Losa

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia da Terra


Está patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, nos dias 22 e 23 de abril, a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 11º J. Esta exposição insere-se no âmbito da comemoração do Dia da Terra, projeto que tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância de comportamentos ecológicos. Foi realizado a nível de agrupamento, a projeção e discussão de um Powerpoint em todas as turmas e em todos os ciclos de ensino.

Foram, igualmente distribuídas algumas mensagens alusivas ao mesmo tema, em vários pontos do agrupamento. Foi, ainda, proposto aos alunos a construção de “uma ideia verde” que culminará com a entrega de um prémio à ideia mais verde e seu autor, no final do mês de Maio.

Escritora do Mês - Abril



Natural de Lisboa, a nossa escritora deste mês, é-nos particularmente querida. Dotada de um espírito inovador, criativo e de uma simpatia estonteante, a nossa escritora, é uma contadora de histórias nata.

Vencedora de vários prémios literários é na literatura infanto-juvenil, contudo,  que se notabiliza.

O seu trabalho “Leandro, o rei da Helíria” deu origem a um concurso promovido pela visão júnior.

Como quem não arrisca não petisca, os alunos do 7º H da Escola Bento Carqueja (Agrupamento de escolas Soares Basto) lá tentaram a sua sorte. E, eis, que a notícia é dada às Professoras Bibliotecárias pela Docente de Português que agarrou neste projeto, nos seus alunos e saíram vencedores.

Ao ir a Lisboa, tivemos a oportunidade de contactar com a nossa escritora do mês. Hoje Alice Vieira é uma das mais importantes escritoras Portuguesas tendo ganho grande projeção nacional e internacional, ao ver algumas das suas obras serem traduzidas e editadas no estrangeiro.

Por termos ganho o prémio de estarmos novamente com esta magnifica escritora, as Professoras Bibliotecárias decidiram prolonga-la como autor do mês de Abril.


Pedro Giestas no Agrupamento

Realizou-se hoje, dia 22 de abril, o encontro entre o ator Pedro Giestas e os alunos do 9º ano, no âmbito da extensão de currículo da disciplina de Português, atividade integrada no Plano Anual da Biblioteca Escolar.
Neste encontro, o ator foi respondendo às questões colocadas partindo sempre da sua experiência em teatro e em televisão. Os alunos revelaram interesse por determinadas questões, mais ligadas à fama e à forma de estar em palco, do que propriamente à transformação textual e à transfiguração dos atores em personagens. Assuntos como: há papéis impossíveis de fazer, o que é o "Teatro Invisível" foram, igualmente, debatidos.
A terminar, o ator Pedro Giestas falou do seu "novo projeto" em cena há 6 anos, e em digressão por várias localidades do país e no estrangeiro: "A Visita".
Paralelamente, encontra-se patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, na escola sede do agrupamento, uma exposição sobre a origem e evolução do teatro. A visitar.



Paula Sousa's Slidely by Slidely Slideshow

sábado, 19 de abril de 2014

Quem foi Gabriel Garcia Marquez

Adeus a mais um Prémio Nobel da Literatura - Gabriel Garcia Marquez.
Porque a vida são as férias que a morte nos permite ter...


segunda-feira, 14 de abril de 2014

     
 No dia 12 de abril, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a nossa colega Isabel Barbosa apresentou o livro de Flávio Capuleto “Inferno no Vaticano”. 
Foi com agrado e atenção que todos os presentes ouviram a sua dissertação, motivadora para a leitura deste romance que tem todos os ingredientes para prender o leitor.
       O encontro ainda foi animado com momentos musicais, de declamação de poesia e com a leitura da carta que acompanhou o livro que foi enviado e dedicado a Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco.
No final, o autor ainda teve oportunidade de autografar alguns exemplares que os presentes fizeram questão de levar.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dia do Combatente - 9 de abril




Esta foi a forma que as Professoras Bibliotecárias encontraram para relembrar todos aqueles que pereceram nas várias guerras portuguesas, lutas sem sentido, sem lógica e que, em nome de um poder mais alto, de um Patriotismo inquestionável, sacrificaram as suas vidas e as vidas dos seus familiares.

 

A Batalha de La Lys, que teve lugar a 9 de abril de 1918, na região da Flandres, marcou a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. As tropas portuguesas sofreram pesadas baixas mercê de um poderio militar muito superior, e os alemães acabaram por vencer esta batalha.

Embora os soldados se tenham adaptado à guerra das trincheiras, mostrando espírito combativo, o cansaço, a falta de reforços e o inverno frio e húmido acabariam por revelar-se, entre outros, fatores decisivos para a derrota das nossas tropas.

Na Batalha de La Lys pereceram 7 098 praças e 327 oficiais, cerca de 35% dos efetivos portugueses na Flandres.

Esta data, é uma homenagem a todos quantos lutaram por Portugal, constituindo uma efeméride significativa para a dignificação do Combatente. [http://www.algarveprimeiro.com (acedido em 9/04/14)] .

Por isso achamos que “P’ra Longe” a música dos Paradigma (banda dos alunos do nosso agrupamento) faz todo o sentido nesta homenagem.
 
 

 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O mostrengo


O MOSTRENGO

 
 O mostrengo que está no fim do mar

 Na noite de breu ergueu-se a voar;

 À roda da nau voou três vezes,

 Voou três vezes a chiar,

 
 E disse: «Quem é que ousou entrar

 Nas minhas cavernas que não desvendo,

 Meus tectos negros do fim do mundo?»

E o homem do leme disse, tremendo:

 

Leituras com Encarregados de Educação


Deu-se oficialmente por concluídas as comemorações da semana da leitura. A atividade do “convidado de leitura”, realizado pelos encarregados de educação e /ou familiares e amigos às salas de aula dos alunos prolongou-se até ao final desta semana.

Durante estes quinze dias, muitos foram os encarregados de educação que aceitaram o desafio de ir ler um conto, um livro, ou um excerto, à sua escolha, nas salas de aula dos vários anos e ciclos de ensino. Desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, houve leituras para todos e partilha de experiências e sugestões trazidas pelos Encarregados de Educação, demonstrando que, como e porquê  um determinado livro pode ser marcante numa determinada fase da vida. Disso nos deu a conhecer, por exemplo, um dos encarregados de educação dos alunos do 7º ano.

quarta-feira, 2 de abril de 2014


No dia 1 de Abril, pelas 11h, na biblioteca Madalena Sotto, na Escola Sede do Agrupamento, as turmas do 10º H e 11º G do Curso Profissional de Turismo e seus Professores acompanhantes tiveram um encontro com Liliana Resende, encontro esse promovido pela Biblioteca Escolar e o Professor António Rebelo (Diretor do Jornal “Voz de Azeméis").

A Guia Turística falou da sua experiencia profissional, alertando os alunos para a importância do turismo em Portugal, das vantagens de se ter um bom currículo e para os aspetos positivos da profissão. Falou, sobretudo, do que aprendeu ao longo dos 10 anos em que trabalhou nos navios de cruzeiro e partilhou experiências decorridas ao longo desse tempo.

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...