quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Leitura recomendada para os alunos do 12º ano

A conclusão das sinopses para as obras de leitura recreativa, recomendadas pelo PNL, para os alunos do 12º ano, ficará alojada numa página neste blogue.

A qualquer momento pode ser consultada, indo ao separador lateral direito, em "Documentos de apoio".

Nesse encontrarão alguns suportes de apoio a alunos e professores.

Bom trabalho!






segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Ligando comunidades e Culturas - Diversidade Europeia

Começamos a última semana do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o dia Nacional dedicado às bibliotecas que por todo o país constituem uma rede nacional, levando a leitura, a cultura, a extensão curricular e a promoção das literacias a milhares de alunos de norte a sul.

Como não poderia deixar de ser, iniciamos com um escritor português. Um dos clássicos da nossa Literatura; um escritor que continua atual, nas farpas que deixou ficar escritas à sociedade em que viveu.

Falamos de Eça de Queirós, como por certo já haviam concluído e que muitas "dores de cabeça" provoca aos nossos alunos do secundário.

Como forma de ajudar a compreender melhor essa "masterpiece" da literatura nacional, desafiamos à leitura deste QR.


terça-feira, 17 de outubro de 2017

Dia Mundial da Alimentação

Dinamizada pelas Professoras encarregues do Projeto Educação para a Saúde, o Dia Mundial da Alimentação contou com a colaboração da BE.

Com uma mistura de sabores que ligasse legumes de diferentes proveniências, a BE ofereceu à comunidade educativa, uma sopa à qual apelidámos de viagem dos sabores.

O nosso bem haja à funcionária Paula Santos, na realização desta tarefa.

domingo, 15 de outubro de 2017

Ligando comunidades - Ásia

A semana destinada ao continente Asiático terminou. Nela foram realizadas atividades várias que levaram a cultura desse continente às salas de aula e ao átrio da escola sede. Em parceria com a Comissão de Estudantes, o intervalo das 10 h de terça feira foi preenchido com uma demonstração de artes marciais, nomeadamente Karaté. Esta atividade foi concretizada  pelo mestre Ricardo Alves, o qual ensinou algumas técnicas de defesa pessoal.

Ao longo da semana, e com a história do "Rouxinol do Imperador" de Hans C. Anderson as Professoras Bibliotecárias falaram de imperadores e da forma como estes soberanos continuam a ser entidades muito importantes para  o seu povo. 

Conhecidos por estarem constantemente em harmonia com a natureza e com os valores humanos, a Ásia é profícua em exemplos. Um exemplo dessa comunhão entre homem e natureza está presente na poesia tradicional japonesa, os Haiku, os quais foram levados a três turmas do 3º ciclo. Este tipo de poesia tem vindo a transpor as fronteiras culturais nipónicas de tal forma que há poetas / escritores portugueses que também se dedicam a esta forma de fazer poesia. As professoras bibliotecárias exemplificaram esta informação com alguns poemas selecionados.

Por fim, os alunos foram desafiados a escrever um haiku de turma, um desafio bem sucedido que originou os haicai que se  encontram alojados no blogue "Um livro um amigo".

A semana finalizou-se com uma ida à turma do 11º G, com a história da origem do chá, numa mensagem bastante concisa: da lenda do nascimento da bebida, passando pela forma como o chá foi introduzido em Portugal e daqui saiu para a Inglaterra, país onde todos os dias se toma o famoso "five o'clock tea", as PB fizeram uma resenha sucinta da importância do consumo desta bebida e dos benefícios que esta traz para a saúde. 
Ainda nesta turma as Professoras Bibliotecárias falaram do ritual japonês do chá e levaram um pouco deste néctar, oferecendo um chá a cada aluno e docente de Português. Sem açúcar e com o seu sabor peculiar, os alunos degustaram o prazer do chá verde japonês.

Na BEMS estiveram expostos artefactos indianos, chineses e japoneses, bem como o fundo documental existente na BE.




sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Todos no sofá

Com o objetivo de promover boas práticas, hábitos e gosto pela leitura, as Professoras Bibliotecárias, apresentaram o livro de Luísa Ducla Soares “Todos no Sofá” e “Adivinhas no Jardim de Infância” de Lourdes Norberto, com a respetiva leitura e exploração. Esta atividade decorreu de 4 a 11 de outubro no âmbito das comemorações do mês internacional das bibliotecas escolares (MIBE), aproveitando, também, o dia do animal para falar sobre a importância e o respeito que se deve ter pelos animais domésticos. 
Este foi o mote para ligar comunidades e culturas explicando aos mais novos que em diferentes culturas os animais domésticos são diferentes dos nossos, capacitando-os de novas competências culturais.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Dia da Hispanidad - 12 de outubro na BEMS

Dia 12 de outubro é o dia da Hispanidad, isto é, o dia em que se celebra a língua e a cultura espanholas, e em que se assinala mais um ano do descobrimento da América por Cristóvão Colombo (12 de outubro de 1492).

Para assinalar este dia no nosso agrupamento, os alunos de Espanhol do Ensino Secundário realizaram trabalhos que se encontram expostos na Biblioteca Madalena Sotto e que se desenvolveram a partir do tema “El español y nosotros”.


Convidamos todos a visitar a exposição e a conhecer um pouco mais da língua e cultura de “nuestros hermanos”.
 






El 12 de octubre es el día de la Hispanidad, es decir, el día en que se conmemora la lengua y cultura españolas, y en que se señala un año más del descubrimiento de América por Cristóbal Colón (12 de octubre de 1492).

Para señalar este día en nuestro centro, los alumnos de Español de la enseñanza secundaria y bachillerato han realizado trabajos que se exponen en la Biblioteca Madalena Sotto y que se desarrollaron bajo el tema “el español y nosotros”.


Los invitamos a todos a visitar la exposición y a conocer un poco más la lengua y cultura de nuestros hermanos.

A Terra Treme - 13 de outubro


«A Terra Treme», um exercício público a nível nacional que visa sensibilizar e capacitar a população para saber o que fazer em caso de sismo.

No dia 13 de outubro, pelas 10:13 horas, vai realizar-se a nível Nacional um simulacro sobre procedimentos a adotar em caso de sismo.

Esta é uma iniciativa da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) integrada no âmbito da Educação para a Cidadania.

Esta iniciativa tem ainda como finalidade desenvolver uma cultura de segurança.

Agachar, Proteger e Aguardar: o Tinoni explica como



Ligando comunidades e culturas - Ásia

O tema do MIBE é tão abrangente que dá a oportunidade de abordar várias temáticas. Desta vez as Professoras Bibliotecárias levaram a poesia tradicional japonesa, os Haiku, aos alunos do  7º A , 7ºC e do 8º E, durante a aula de Francês da Professora Isabel Ferreira.

Os Haiku, compostos metricamente por três versos de 5, 7, 5 sílabas, tendem a mostrar muito sentimento e emoção em poucas palavras. 

Com alguns exemplos de autores portugueses e japoneses, a atividade terminou com a Professora de Francês a ler três Haiku em língua francesa de um livro do fundo documental da BE.

Como complemento à atividade foi lançado o desafio aos alunos para fazerem o seu próprio Haiku de turma.

Segue-se os Haiku realizados:

Áutomme et les fruits.
Et les feuilles qui tombent 
Pour renaitre toujours.

Alunos do 7ºA

No Outono, tudo ganha cor
E na primavera?
A magia das árvores.

Alunos do 8ºE
Bonjour!
La pluie est la! Finalement!
Avec toi, la vie flourit.

Alunos do 7ºC

Salut!
La vie m'inspire.
Mais toi, tu me donnes la vie!

Diogo- 7ºC

Aigle, libre
Tu voyages sans destin
Comme Je t'envie.

João - 7ºC

Lento o vento
Leva p'ra longe de mim.
Teu pensamento

Prof. Paula Sousa

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ligando culturas e comunidades - continente africano

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e com um tema extremamente abrangente como “ligando comunidades e culturas”, as Professoras Bibliotecárias optaram por dedicar cada uma das semanas do mês a um continente diferente.
A semana de 1 a 8 de outubro foi, desta forma, dedicada ao continente africano, com especial evidência para os escritores Pepetela, Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Mia Couto e Ondjaki, numa exposição de livros dos escritores. Paralelamente a BEMS foi, igualmente decorada com artefactos africanos, deixando mais acessível, um pouco deste continente aos alunos.
Como forma de partilha de experiências pessoais, a BE da escola sede levou às turmas do 12º ano B e C, o Prof. Mário Rui Lopes para que este pudesse partilhar como foi a sua vida enquanto habitante de Moçambique, numa altura em que Portugal ainda tinha soberania sobre este país. Com a sua eloquência muito sui géneris característica do Prof. Mário Rui Lopes, os alunos ficara a saber que a poesia dos grandes poetas dos PALOP, são muitas vezes adotados por músicos e outros artistas, o que justifica esta grande ligação entre culturas. E ao som da sua viola o professor cantou a versão de Fausto do poema “Namoro” de Viriato da Cruz.

Para terminar a semana com ligações a África, a BE organizou com a Comissão de Estudantes, durante o intervalo das 10h, um momento musical de cariz africano, atividade denominada “sons de África” e deram “largas” aos movimentos corporais que a música propiciou.
Durante toda esta semana foi dado aos alunos, dentro dos livros requisitados, um marcador alusivo à temática.



Comemoração da Implantação da República

Para assinalar as comemorações da Implantação da República, a 5 de outubro de 1910, a BEMS colocou em destaque algum fundo documental alusivo.

domingo, 1 de outubro de 2017

Mês Internacional das Bibliotecas escolares



A equipa das Bibliotecas Escolares do AESB associa-se às comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar com atividades que irão decorrer ao longo do mês de outubro.

Este ano, sendo o tema/lema do MIBE  " Ligando comunidade e culturas", as atividades irão ser orientadas para dar um "cheirinho" africano ( 1ª semana),  asiático (2ª semana), americano (3ª semana)  e europeu ( 4ª semana) com leituras, encontros com  convidados, mostras de livros e outros documentos, Concurso Nacional de Leitura (25/10), bem como outros eventos em parceria com a Associação de Estudantes. 

Visitem a Biblioteca, pois está irá surpreender-vos positivamente


Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...