sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Leituras de Natal - Ensino Secundário




          Para o Ensino Secundário foram escolhidos dois contos da obra O Grande Livro das Histórias de Natal”.

         Nas turmas do 10º ano foi lido o conto “O presente dos Reis Magos” e nos 11º e 12º ano “O milagre da estrela-de-natal”, lenda mexicana que alargou os conhecimentos de alunos e professores.

               Estas leituras foram realizadas na Casa de Natal da BEMS, onde os alunos muito apreciaram a envolvência do espaço com a presente época festiva.






quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Natal nas EB1


Nesta época natalícia, e com o intuito de proporcionar momentos de leitura e de magia, a Biblioteca Escolar preparou uma ronda pelas EB1 do Agrupamento, levando a leitura do conto de Natal “O Natal especial da Família Neve” de Stella Gurney, aos alunos de 2º ano.
As atividades decorreram muito bem, tendo sido do agrado dos alunos.
A dinamização do livro pela PB contou sempre com a preciosa colaboração dos alunos de cada turma, tornando as sessões sempre interativas e participativas.



Eco -escolas





          Esteve patente na Biblioteca Madalena Sotto uma exposição muito expressiva das dinâmicas implementadas pelos professores junto dos seus alunos na defesa do ambiente e num mundo mais sustentável.


        Assim foram muitos os trabalhos realizados pelos alunos das diferentes escolas do Agrupamento e que foram muito apreciados pela comunidade escolar.





quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Leitura (s) de Natal

As atividades de leitura do conto "Natal" da obra Novos Contos da Montanha de Miguel Torga levaram os alunos do 8º ano à casa de Natal da BEMS, num encontro mais intimista.




terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Atividades de Natal - 8º ano


"De sacola e bordão, o velho Garrinchas fazia os possíveis por se aproximar da terra.(...) Metera-se-lhe em cabeça consoar à manjedoira nativa... E a verdade é que nem casa nem família o esperavam. (...) Quando foi a dar conta, passava das quatro. e, como anoitecia cedo, não havia outro remédio senão ir agora a mata-cavalos, a correr contra o tempo e contra a idade, com o coração a refilar. (...) E o pior de tudo é que começava a nevar! (…) Bonito! Felizmente que a Senhora dos Prazeres ficava perto. Se a brincadeira continuasse, olha, dormia no cabido! (…)
Apressou mais o passo, fez ouvidos de mercador à fadiga, e foi foi rompendo a chuva de pétalas. Rico panorama! Com patorras de elefante e branco como um moleiro, ao cabo de meia hora de caminho chegou ao adro da ermida. (…) Entrou no alpendre, encostou o pau à parede, arreou o alforge, sacudiu-se, e só então reparou que a porta da capela estava encostada. (...) Vá lá! Do mal o menos. Em caso de necessidade podia entrar e abrigar-se dentro. Assunto a resolver na ocasião devida… Para já, a fogueira que ia fazer tinha de ser cá fora. O diabo era arranjar lenha.
Saiu, apanhou um braçado de urgeiras, voltou, e tentou acendê-las. Mas estavam verdes e húmidas, e o lume depois de um clarão animador, apagou-se. (…)lembrou-se de ir à sacristia ver se encontrava um pedaço de papel. (…) E teve outra ideia. Era um abuso Era um abuso, evidentemente, mas paciência. Lá morrer de frio, isso virgula! Ia escavacar o arcanho. (…)
A madeira seca do palanquim ardia que regalava. (…) Enxuto e quente, O Garrinchas dispôs-se então a cear. Tirou a navalha do bolso, cortou um pedaço de broa e uma fatia de febra, e sentou-se. (…)
- É servida? A santa pareceu sorrir-lhe (…) e o menino também. (…) diante daquele acolhimento (...) entrou, dirigiu-se ao altar, pegou na imagem e trouxe-a para junto da fogueira.
- Consoamos aqui os três (…) A Senhora faz de quem é; o pequeno a mesma coisa; e eu, embora indigno, faço de S. José.”



Conto “Natal” (adaptado e com supressões)
in: Novos Contos da Montanha, Miguel Torga

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência




A fim de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, realizou-se na semana de 2 a 6 deste mês, uma atividade nas turmas dos 5ºe 6º anos. Surgiram assim, várias frases, palavras e pensamentos que ficaram registadas em cartões expostos na Biblioteca Madalena Sotto. 
Esta atividade pretendeu sensibilizar os  alunos para a inclusão, adotando atitudes positivas e ultrapassando preconceitos.



Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...