quinta-feira, 28 de abril de 2016

CNL - 2ª fase

Integrado nas várias fases do Concurso Nacional de Leitura (CNL), um Projeto da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a fase distrital do CNL teve lugar em Oliveira de Azeméis, no pavilhão Professor António Costeira. 
Aproveitando o facto de se comemorar os 100 anos da vida literária de Ferreira de Castro (escritor oliveirense) uma das obras escolhidas para o ensino secundário não podia deixar de ser "Emigrantes".
Com cerca de 240 alunos de todo o distrito de Aveiro foi gratificante para os Professores bibliotecários verem tantos alunos adeptos da leitura recreativa. Voluntários de um concurso como este, estes alunos mostraram  que são fruto do empenho e de todo o trabalho que as BE têm vindo a fazer nas escolas junto dos alunos e encarregados de educação, em parceria com os Professores que não fecham a porta da sua sua de aula às atividades da Biblioteca Escolar.

Enquanto os alunos faziam as provas, os Professores acompanhantes realizaram uma visita guiada à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, seguindo, depois, para Ossela onde visitaram  a casa de Ferreira de Castro e a Biblioteca que ele mandou construir.Houve, ainda, um pequeno brunch para degustação dos produtos regionais oliveirenses, com especial enfoque no queijo de Celores (Ossela), nas broas de Canela e nas já famosas regueifas de Ul.
O almoço foi servido a todos os participantes na Escola Básica e Secundária Soares Basto.
À tarde deu-se início à prova oral para os 5 participantes seleccionados em cada um dos ciclos (3º CEB e E. SEc.).
Entre a leitura e a exposição de uma opinião sobre uma das obras, o juri deliberou e comunicou que as representantes do distrito de Aveiro à fase final em Lisboa são as alunas Joana Gaspar Ferreira (3º CEB) da Escola João da Silva Correia, de S. João da Madeira e a aluna Joana Gaspar Ferreira (E. Secundário) da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira.
Além destas duas vencedoras o juri escolheu ainda como alunas suplentes à prova final, as alunas Diana SIli da escola Secundária de Albergaria-a-velha e Diana Catarina Marques da escola dr. José Pereira Tavares de Pinheiro da Bemposta (Concelho de OAZ)
Os nossos alunos apesar de não terem conseguido passar à fase seguinte, deixáram-nos muito orgulhosos e estão de parabéns.
são atividades como estas que nos fazem pensar que a leitura nunca acabará e que o prazer de ler jamais passará de moda, dado que ao longo dos séculos tem sobrevivido a várias correntes.
A todos, incluindo aqueles que participaram na 1ª fase, os nossos agradecimentos e parabéns.
Ler ajuda a crescer!

terça-feira, 26 de abril de 2016

42 anos de liberdade

Para comemorar o 42º aniversário da revolução feita a 25 de abril de 1974, a Biblioteca Escolar convidou a turma do 7º G para uma pequena atividade no Auditório Madalena Sotto.
Começando por contar como era a vida do povo durante o Estado Novo, a Professora Bibliotecária foi registando no quadro algumas palavras ditas pelos alunos, relacionadas com a revolução.
De entre muitas, surgiu a palavra "cravo", a qual deu mote para se saber porquê que se chamou "Revolução dos Cravos" e de quem foi a ideia.
Assim, a Professora Bibliotecária leu excertos da história verídica de Celeste Caeiro, a senhora que deu nome à revolução com o seu pequeno gesto.
O texto "do Franjinhas com amor", é apenas um dos muitos testemunhos das mulheres de Abril, compilado por Ana Sofia Fonseca em "Capitãs de Abril".
No fim, houve, ainda, tempo para visualizar o trailer do filme "Capitães de Abril" de Maria de Medeiros e as duas senhas que deram origem ao avanço do golpe de estado.
Nesta atividade foi, ainda, realizada a avaliação do inquérito de satisfação de atividades, tendo os alunos gostado bastante da atividade e dito que esta contribuiu para o enriquecimento das suas aprendizagens e conhecimentos.

sábado, 23 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO





Não há nada como um livro.

Um livro é um elo entre o passado e o futuro. É uma ponte entre gerações e entre culturas. É uma força para a criação e a partilha de sabedoria e conhecimento.
Frank Kafka disse uma vez: "um livro deve ser um machado para quebrar os mares congelados dentro de nossa alma”.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Eu vi... na BEMS - Dia da Terra

Está patente na Biblioteca Escolar Madalena Sotto uma exposição relacionados com a disciplina de Geografia, elaborada por alunos do 8º e do 9º ano. No âmbito das comemorações do Dia da Terra, os alunos do 8º ano ficaram encarregues de colocar trabalhos relacionados com os Biomas da Terra. Aos alunos do 9º ano coube a tarefa de realizarem trabalhos alusivos aos contrastes de desenvolvimento.

Relembra-se que amanhã, dia 22, pelas 10h, haverá uma palestra sobre “A intervenção nas zonas ribeirinha e a floresta autóctone de Oliveira de Azeméis”.

Haverá, ainda, lugar para visualizar alguns documentários sobre as alterações climáticas, nomeadamente para as turmas do 8º e 9º ano, no auditório Madalena Sotto.


E é assim, neste contexto curricular, que a BE dá mais uma vez um contributo importante na divulgação de informação e no enriquecimento de conhecimentos, sempre com ênfase nos trabalhos realizados pelos alunos.

Venha à Biblioteca Escolar Madalena Sotto e visite a exposição.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Eu Vi... exposição na BEMS

Em véspera de mais uma aniversário da grande revolução conhecida como "Revolução dos Cravos", a BEMS tem em exposição uma série de fotografias e notícias relacionadas com essa efeméride.
Esta exposição foi dinamizada pelos docentes de História, que aproveitando o espaço da BEMS colocaram ao dispor de todos, os principais momentos deste dia que mudou a história de Portugal.
Para além disso, no dia 22 (sexta feira), os alunos da Prof. Celina Ribeiro do 5º B, das 10:50h às 11:35h irão representar às várias turmas deste agrupamento um texto alusivo ao 25 de abril de 1974.

Visite a  exposição


Despistagem de ColorADD

Dando continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior, a Biblioteca Escolar está a fazer a sinalização de daltonismo nos alunos do 3º ano do Agrupamento de Escolas Soares Basto, utilizando o teste de Ishiara.
Hoje foi realizado o teste aos alunos da EB de Madaíl e EB do Cruzeiro, seguindo-se as restantes escolas na próxima semana.

Esta despistagem está inserida no projeto “ Color ADD ” e tem a si, também, associada a sensibilização na comunidade escolar para este problema que afeta maioritariamente o sexo masculino e conta com os seguintes parceiros: Camara Municipal de OAZ, o ColorAdd social, o SBDesign solidário entre outras instituições.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

VI Concurso Concelhio de Leitura

Terminou, agora, a fase final do VI Concurso Concelhio de Leitura 2016.
Este ano o primeiro prémio não coube ao nosso agrupamento. No entanto, os 5 alunos que representaram as 5 escolas do 1º ciclo e os 2 alunos que representaram as 14 turmas do 2º ciclo do Agrupamento, obtiveram bons resultados, tendo sido penalizados pelo tempo despendido na realização da prova escrita.
Os testes basearam-se nas obras "Sonhos na Palma da mão" de Luísa Dacosta (1º ciclo) e "O Principezinho" de Saint Exepéry (2º ciclo).
Apesar de não terem sido vencedores, a BE dá os parabéns aos alunos por terem levado a cabo mais um desafio proposto pela BE em prol do gosto pela Leitura.
Um agradecimento também especial ao Curso Profissional de Restauração, que  serviu o almoço a todos os concorrentes, professores bibliotecários, diretor do Centro de Formação do AVCOA e jurí do concurso.




segunda-feira, 11 de abril de 2016

sábado, 9 de abril de 2016

Contadora de Histórias - Inácia Cruz

Na passada quinta feira, dia 7 de Abril, a contadora de histórias, Inácia Cruz, esteve nos quatro jardins de Infância do Agrupamento, a convite da Biblioteca Escolar.
As crianças das sete salas dispersas pelos quatro jardins de infância tiveram, assim, um dia diferente, pois tiveram a oportunidade de ouvir a Inácia Cruz contar-lhes a "História do gato Gatarrão e da Tartaruga Lentidão", de Elisa Sá Costa, interagindo com a contadora sempre que esta os solicitava.
A baleia, os caranguejos, as sereias, nada ficou por dizer com a participação de todos: crianças, educadoras, professoras bibliotecárias e até de encarregados de educação que em Ul, na BE (recém entrada  na RBE) da E.B. Comendador António da Silva Rodrigues, acabaram por ser convidados pela Prof. bibliotecária, a assistirem ao final da História, enquanto esperavam a saída dos seus filhos.
Dinâmica, interativa, acolhedora e motivadora, Inácia Cruz conquistou as crianças do JI do AESB, que por certo irão querer a sua visita no próximo ano letivo para uma nova "aventura" através da magia da leitura e do reconto.




quinta-feira, 7 de abril de 2016

Encontro com o escritor José Carlos Soares

         Realizou-se, no dia 7 de abril, no Auditório Madalena Sotto, na Biblioteca Escolar da escola sede, o encontro com o escritor e professor José Carlos Soares, desta vez, para duas turmas do 6º Ano.
    Embora realizado já no 3º Período, este encontro ainda se integra nos eventos da Semana da Leitura 2016, “ Elos de Leitura com Ferreira de Castro”.
      O escritor convidado principiou por referir alguns dados biográficos de Ferreira de Castro e falou de algumas obras deste escritor do concelho de Oliveira de Azeméis (Ossela).
    Os alunos interagiram animadamente com José Carlos Soares, tendo este respondido a várias questões sobre o seu livro “ Era uma vez … a selva” e sobre a sua vida como escritor.
        Os presentes ainda visionaram um filme que recria uma cena da infância de Ferreira de Castro, realizado por um aluno do Agrupamento.

     Foi um encontro agradável, os alunos manifestaram interesse, saindo mais enriquecidos e com um conhecimento mais alargado sobre Ferreira de Castro e sobre o livro do escritor “ Era uma vez… a selva”, uma recriação para os mais jovens, da obra emblemática de Ferreira de Castro “ A selva”.  

terça-feira, 5 de abril de 2016

Contadora de Histórias nos Jardins de Infância

Após a paragem da Páscoa, a BE do AE Soares Basto continua a encetar esforços no sentido de começar o 3º Período em grande forma.
            Sem dúvida nenhuma, o 3º período começa com todos os encontros não realizados durante a Semana da Leitura, por incompatibilidade de horário e por se querer chegar a um público maior, sendo o dia 7 de abril, o dia de todos os acontecimentos semanais mais relevantes.
            Começará às 9:15 no JI da EB nº1 OAZ com a contadora de História para todos os jardins de Infância do Agrupamento. Inácia Cruz contará e dinamizará atividades relativas ao livro de Elisa Sá Costa: “A História do Gato Gatarrão e da Tartaruga Lentidão” que tomará conta de todos os Jardins. Estamos certas que estas atividades vão fazer as delícias dos mais pequeninos.
Porém o dia só acabará com a vinda do escritor de “Era uma vez… a selva” – José Carlos Soares – que volta de novo ao Agrupamento e à Biblioteca Madalena Sotto para mais um encontro com os alunos do 2º ciclo de Ensino Básico, a propósito da temática de Ferreira e Castro e do 100º aniversário da vida literária deste escritor Oliveirense. Recordamos que “era uma vez … a selva” foi a obra escolhida para a primeira fase do VI Concurso Concelhio de Leitura em Oliveira de Azeméis.

“E porque o mundo pula e avança” (António Gedeão) vamos continuar a trabalhar para a melhoria das literacias mediáticas, da leitura e da Informação (as nossas prioridades) sem descuidar as demais literacias constantes dos programas curriculares.

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...