sábado, 27 de janeiro de 2018

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto é um dia internacional da lembrança do genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos e que ceifou a vida de milhões de judeus durante a II Guerra Mundial
Porque a vida não pode ser feita de esquecimentos, e tendencialmente o ser humano tem memória curta, deixamos um álbum de um dos maiores campos de concentração nazi.








Como sugestão para o fim de semana propomos, ainda, a visualização em família ou entre amigos de um dos seguintes filmes:

Stalingrado
Filhos da Guerra
Memorial day
Santos e Soldados (Missão Berlin)
A fortaleza B-17
Pearl Harbor

O leitor

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Concurso Nacional de Leitura

      Encontram-se a decorrer as provas da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, para os alunos do 1º, 2º e 3º CEB e ensino Secundário. Ao longo dos quatro dias que em que decorrerão as provas, passarão pela BEMS 397 alunos. Este ano as provas foram realizadas na aplicação “Quizizz”, nos tablets e nos computadores fixos.

       Mais uma vez, o AESB celebra a festa da leitura, com as obras Beatriz e o plátano (Ilse Losa), Missão Impossível (Isabel Alçada), o conto “Jesus” de Os bichos (Miguel Torga) e o conto “António” de Marido e outros contos (Lídia Jorge).

       Destas provas serão selecionados um aluno por nível de ensino, que representarão o Agrupamento na fase Municipal, a decorrer no dia do Livro (23 de Abril), na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Para esta fase o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares escolheu A namorada Japonesa do meu avô de José Fanha (1º CEB), O olho do Lobo de Daniel Pennac (2º CEB), Os livros que devoraram o meu pai de Afonso Cruz (3º CEB) e O vendedor de passados de Eduardo Agualusa (Ensino Secundário).

       A equipa da BE congratula-se pela excelente colaboração dos docentes nesta iniciativa, agradecendo a pronta disponibilidade dos mesmos na saída dos alunos na realização das provas.

Literacia dos Media

A fim de proporcionar ambientes de trabalho colaborativo, a BEMS partilha um mural intitulado Fake news, o qual pode servir de articulação curricular com a BE na promoção da Literacia dos media.




Feito com Padlet

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Todos a Ler

Começaram as rondas de leitura no AESB.

A BE foi desafiada pelas docentes de Português para que levássemos o livro, o gosto, a paixão de ler, aos alunos do 7º ano e assim se fez. Com uma saca com alguns exemplares do fundo juvenil da BEMS, as PB deslocaram-se às salas de aula e nelas avisaram à partida que a “Leitura prejudica gravemente a ignorância” e que estavam ali para os desafiar.

A atividade começou por uma questão bem simples: se os alunos achavam possível iniciar e acabar a leitura de um livro até ao final da aula. Esta questão fê-los pensar, e de facto, alguns alunos responderam que dependia muito do tipo de livro que fosse utilizado. As PB distribuíram, então, em formato A6, cartões com os textos do livro “Se eu fosse um livro” de José Jorge Letria, os quais foram lidos por cada um dos presentes em voz alta, dando-se por concluída a atividade de leitura integral do livro referido.

Posteriormente falou se de como os livros podem mudar a vida dos leitores e deixou-se no ar alguns spoilers de alguns livros, aguçando o apetite da leitura. Esta estratégia com dupla intenção: dar continuidade ao projeto “Todos a ler” e promoção da literacia da leitura, resultou num significativo número de requisições domiciliárias.



terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Trabalhando com... Fernando Pessoa

O dia oito de janeiro foi totalmente dedicado a Fernando Pessoa. Pela voz do Prof. Dr. Fernando Hilário, os alunos do 12º ano viajaram no tempo, vaguearam por locais, namoraram Ophélia e foram impelidos a conjeturar sobre a ilusão, o fingimento, a realidade e a multiplicidade do cidadão Fernando Pessoa, sem saírem da Biblioteca Escolar.


Segundo o nosso convidado quando se fala de Fernando Pessoa não se pode falar do poeta mas de literatura: um total uno, múltiplo de si próprio e cuja capacidade de discernimento e de compreensão das correntes do modernismo europeu, levou à procriação de várias personalidades e ideias.
Muito mais complexo do que, por vezes, os manuais escolares fazem transparecer, o Prof. Dr. Fernando Hilário, tendo sempre por base a apresentação do seu livro Desenhos para Pessoa, falou de tudo e do todo: os vícios, os amigos, Orpheu, Ophélia, da infância, passando pelos textos onde Fernando Pessoa justifica que Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares não são pseudónimos.

Completas e incompletas ao mesmo tempo, as duas sessões de Fernando Hilário com os alunos do 12º ano (ensino regular, num total de 149 alunos), deixaram muitos outros assuntos por abordar, dada a enorme abrangência deste escritor, na vida cultural do Séc. XX.


Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...