sexta-feira, 2 de abril de 2021

Autor Mês - Abril

 


Em 1978, nasceu em Mirandela, Mafalda Milhões.

Bisneta do famoso soldado da I Grande Guerra, Milhões, Mafalda demonstra a garra e tenacidade da família.

É uma mulher dos sete ofícios. Contadora de histórias, editora, livreira, autora, ilustradora, mediadora de leitura e responsável por um sem número de atividades em prol da cultura.  Orienta, ainda, projetos e equipas ligados ao livro, leitura e educação. É cenógrafa, figurinista, tradutora, realizando, também, adaptações de textos para teatro.

Estudou Artes Gráficas no Instituto Politécnico de Tomar e a sua ilustração conceptualista e ideográfica é cheia de personalidade, apresentando-se com materiais diversificados. Depois de terminar o curso, criou a editora O Bichinho de Conto, onde publicou, em parceria com o marido, Pedro Maia, também artista gráfico, Perlimpimpim Perlimpimpão, o seu primeiro livro.

Mafalda criou o movimento educação pela arte e pela leitura, Carpe Librum e desenvolve atividades de formação para um vasto leque de público. Fundou a primeira livraria portuguesa especializada em literatura infantil, a livraria Histórias com Bicho. Esta é uma livraria muito especial: fica no campo e teve um grande impacto na comunidade onde está inserida, contribuindo significativamente para o projeto Óbidos Vila Literária, que integra.

Hoje, Óbidos é a décima segunda cidade literária do mundo reconhecida pela UNESCO e oferece múltiplos espaços literários que se repartem por uma igreja, um mercado, uma adega, um hotel, vários museus, e uma galeria, entre outros.

Mas a ação de Mafalda não se circunscreve a Óbidos. Há já uma dezena de anos, abriu, em Oeiras, uma livraria na antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, ligada ao Centro de Experimentação Artística – Clube Português de Artes e Ideias.

Mafalda Milhões é uma mulher de paixões e causas, entre as quais a Operação Nariz Vermelho, as associações Ajudaris, Leque e a Fundação do Gil. É ainda curadora do Folio Ilustra, do Festival Folio, que acontece em Óbidos.

O trabalho de Mafalda mereceu já a atenção de várias entidades internacionais. Entre outros, recebeu, em Espanha, a Gourmand Award, na categoria de Best Illustrated CookBook com o livro Marux.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...