segunda-feira, 31 de maio de 2021

Clube de Cinema - Divulgação: Dia Mundial da Criança

O Clube de Cinema e o Plano Nacional de Cinema associam-se à comemoração do Dia Mundial da Criança (dia 01 de junho) e, neste âmbito, propomos o visionamento dos seguintes filmes:

▪ Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore

Itália, 1988, Longa-metragem, Ficção, 120.00'

Sinopse: Salvatore Di Vita é um cineasta bem sucedido que vive em Roma. Um dia, recebe um telefonema da mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome reaviva lembranças de infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, onde Salvatore se refugiava quando era pequeno.

Filme disponível na plataforma digital de filmes do PNC e na DRIVE do Clube de Cinema.

 

▪ Lion. A longa estrada para casa, Garth Davis

Austrália / GB, EUA, 2016, Drama, 113.00’

Sinopse: O filme baseia-se na obra autobiográfica "A Long Way Home", de Saroo Brierley.

Em 1986, Saroo, um menino de de cinco anos, perdeu-se do irmão perto de uma estação de comboios. Quando se refugiou numa das carruagens para descansar, acabou por ser levado para Calcutá (Índia), por onde vagueou sozinho durante semanas, sem saber que estava a 1500 quilómetros de casa. Apesar de todas as dificuldades, conseguiu sobreviver até ser encontrado por um centro de crianças abandonadas e posteriormente adotado por Sue e John Brierley, um casal australiano. Agora, 25 anos passados, e a viver na Tasmânia com a família adotiva, Saroo começa a ter algumas reminiscências do que se terá passado no dia em que se perdeu da família. Desolado, mas com uma necessidade imensa de descobrir as suas verdadeiras origens, estuda a linha de caminho-de-ferro através do Google Maps. Com algumas informações somadas a pressentimentos sobre lugares e pessoas, Saroo viaja até à Índia, na esperança de encontrar algo que lhe indique novamente o caminho para casa…

Filme disponível na DRIVE do Clube de Cinema.

 

Para os mais novos, propomos o visionamento de alguns filmes que marcaram a História da Animação portuguesa:

O Bate Latas, de Servais Tiago

Portugal, 1964, Curta-metragem, Animação, 3.00'

Sinopse - Um condutor entope o trânsito, para desespero dos outros automobilistas e de um polícia sinaleiro, quando o seu automóvel fica empanado. Depois de tudo tentar, sem sucesso, é o agente que lubrifica a viatura com óleo da Sacor. O automóvel fica como novo e arranca a toda a velocidade.

Filme disponível na plataforma digital de filmes do PNC.

 

Eu Quero a Lua, de Artur Correia

Portugal, 1970, Curta-metragem, Animação, 5.00'

Sinopse - Um homem oferece a uma mulher tudo o que tem, mas ela quer sempre mais. E quer a Lua! Através de mil peripécias, ele procura satisfazer-lhe a vontade. E, já na Lua, constata que não pode voltar para a Terra. Porém, a frustração do homem dissipa-se, com o aparecimento de uma “lunática”. Ora, também ela é caprichosa…

Filme disponível na plataforma digital de filmes do PNC.

 

Pit, o Coelhinho Verde – O Aniversário, de Fernando Correia

Portugal, 1990

Curta-metragem, Animação, 11.00'

Sinopse - Numa floresta distante, existia a casota de um coelhinho verde, chamado Pit. A mãe estava muito contente, mas o pai emigrara para outra floresta. Um ano depois, Pit celebra o seu aniversário, recebendo uma encomenda do pai: uma máquina fotográfica… Primeiro de uma série de 13 episódios produzidos para a RTP.

Filme disponível na plataforma digital de filmes do PNC.

 

O Rapaz e a Coruja, de Mário Gajo de Carvalho

Portugal, 2018, Curta-metragem, Animação, 12.00'

Sinopse - Um jovem rapaz vive a vida de forma mágica, como um sonho, rodeado pela atmosfera pitoresca da sua aldeia. A infância, a solidão, a liberdade e o arrependimento, são alguns dos temas abordados. Uma fábula sobre o amor e sobre o ato de o deixar ir.

Filme disponível na plataforma digital de filmes do PNC.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...