sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Leituras de Natal - Ensino Secundário




          Para o Ensino Secundário foram escolhidos dois contos da obra O Grande Livro das Histórias de Natal”.

         Nas turmas do 10º ano foi lido o conto “O presente dos Reis Magos” e nos 11º e 12º ano “O milagre da estrela-de-natal”, lenda mexicana que alargou os conhecimentos de alunos e professores.

               Estas leituras foram realizadas na Casa de Natal da BEMS, onde os alunos muito apreciaram a envolvência do espaço com a presente época festiva.






quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Natal nas EB1


Nesta época natalícia, e com o intuito de proporcionar momentos de leitura e de magia, a Biblioteca Escolar preparou uma ronda pelas EB1 do Agrupamento, levando a leitura do conto de Natal “O Natal especial da Família Neve” de Stella Gurney, aos alunos de 2º ano.
As atividades decorreram muito bem, tendo sido do agrado dos alunos.
A dinamização do livro pela PB contou sempre com a preciosa colaboração dos alunos de cada turma, tornando as sessões sempre interativas e participativas.



Eco -escolas





          Esteve patente na Biblioteca Madalena Sotto uma exposição muito expressiva das dinâmicas implementadas pelos professores junto dos seus alunos na defesa do ambiente e num mundo mais sustentável.


        Assim foram muitos os trabalhos realizados pelos alunos das diferentes escolas do Agrupamento e que foram muito apreciados pela comunidade escolar.





quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Leitura (s) de Natal

As atividades de leitura do conto "Natal" da obra Novos Contos da Montanha de Miguel Torga levaram os alunos do 8º ano à casa de Natal da BEMS, num encontro mais intimista.




terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Atividades de Natal - 8º ano


"De sacola e bordão, o velho Garrinchas fazia os possíveis por se aproximar da terra.(...) Metera-se-lhe em cabeça consoar à manjedoira nativa... E a verdade é que nem casa nem família o esperavam. (...) Quando foi a dar conta, passava das quatro. e, como anoitecia cedo, não havia outro remédio senão ir agora a mata-cavalos, a correr contra o tempo e contra a idade, com o coração a refilar. (...) E o pior de tudo é que começava a nevar! (…) Bonito! Felizmente que a Senhora dos Prazeres ficava perto. Se a brincadeira continuasse, olha, dormia no cabido! (…)
Apressou mais o passo, fez ouvidos de mercador à fadiga, e foi foi rompendo a chuva de pétalas. Rico panorama! Com patorras de elefante e branco como um moleiro, ao cabo de meia hora de caminho chegou ao adro da ermida. (…) Entrou no alpendre, encostou o pau à parede, arreou o alforge, sacudiu-se, e só então reparou que a porta da capela estava encostada. (...) Vá lá! Do mal o menos. Em caso de necessidade podia entrar e abrigar-se dentro. Assunto a resolver na ocasião devida… Para já, a fogueira que ia fazer tinha de ser cá fora. O diabo era arranjar lenha.
Saiu, apanhou um braçado de urgeiras, voltou, e tentou acendê-las. Mas estavam verdes e húmidas, e o lume depois de um clarão animador, apagou-se. (…)lembrou-se de ir à sacristia ver se encontrava um pedaço de papel. (…) E teve outra ideia. Era um abuso Era um abuso, evidentemente, mas paciência. Lá morrer de frio, isso virgula! Ia escavacar o arcanho. (…)
A madeira seca do palanquim ardia que regalava. (…) Enxuto e quente, O Garrinchas dispôs-se então a cear. Tirou a navalha do bolso, cortou um pedaço de broa e uma fatia de febra, e sentou-se. (…)
- É servida? A santa pareceu sorrir-lhe (…) e o menino também. (…) diante daquele acolhimento (...) entrou, dirigiu-se ao altar, pegou na imagem e trouxe-a para junto da fogueira.
- Consoamos aqui os três (…) A Senhora faz de quem é; o pequeno a mesma coisa; e eu, embora indigno, faço de S. José.”



Conto “Natal” (adaptado e com supressões)
in: Novos Contos da Montanha, Miguel Torga

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência




A fim de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, realizou-se na semana de 2 a 6 deste mês, uma atividade nas turmas dos 5ºe 6º anos. Surgiram assim, várias frases, palavras e pensamentos que ficaram registadas em cartões expostos na Biblioteca Madalena Sotto. 
Esta atividade pretendeu sensibilizar os  alunos para a inclusão, adotando atitudes positivas e ultrapassando preconceitos.



quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Semana da Cultura Científica


     

        A 24 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Cultura Científica.

       Para assinalar essa data, o grupo de Física e Química dinamizou uma exposição na BEMS que decorreu de 21 a 27 de novembro, onde estavam expostos alguns objetos de laboratório alusivos às ciências Física e Química.

        Nos dias 25, 26 e 27 o intervalo maior da manhã foi animado com músicas, canções e poemas de António Gedeão, dinamizado pelos professores Jorge Rosa e Mário Rui Lopes, voz e guitarra, e leituras realizadas por alguns alunos.

      Foi um evento muito concorrido, tendo ficado todos os participantes e presentes muito agradados com esses momentos culturais significativos.





segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres




                   
  Dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

    A BEMS e as turmas 7º E e 10º B associaram-se a esta causa e expuseram trabalhos da autoria dos alunos envolvidos.

  Também esteve em destaque uma mostra de livros alusiva ao tema.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Dia do Pijama

Dia do Pijama - 20 de novembro

Este é um dia em que as se lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

No AESB os nossos alunos não esqueceram a data.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Novembro – Mês Internacional do combate ao cancro da próstata









Está patente, na Biblioteca Madalena Sotto, uma exposição alusiva à prevenção do cancro da próstata e que pretende chamar a atenção para os sinais de alerta, formas de deteção e diagnóstico precoce.
A Biblioteca Escolar associou-se a esta campanha com o apoio da professora, Anabela Pedreiro, colaboradora no projecto Par a Par com a Saúde.



Novembro azul


sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Fase escolar



         
Mais uma vez, o AESB celebrou a festa da leitura, com a realização da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (alunos do 3º e 4º ano, 2º e 3º CEB e Ensino Secundário).


Ao longo dos três dias em que decorreram as provas, passaram pela BEMS 420 alunos.

As provas foram realizadas nas aplicações “Quizizz” e “ Socrative” e, para isso, foram utlizados tablets e os computadores fixos da BEMS.

Nesta 1ª fase foram escolhidas obras de Sophia de Mello Breyner Andresen em homenagem à grande escritora e poetisa nascida a 6 de novembro de 1919.

  Assim, foram selecionadas as obras "Menina do mar" (1º CEB), " Os ciganos" (2º CEB) "  O bojador" (3º CEB) e o conto " O retrato de Mónica" para o Ensino Secundário.

Estiveram envolvidos 191 alunos do 1º CEB (3º e 4º Ano), 112 do 2º CEB, 74 do 3º CEB e 43 de E. Secundário.

Para representarem o Agrupamento na fase Municipal, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 05 de fevereiro de 2020, foram selecionados um aluno por escola do 1º CEB e dois alunos por nível de ensino do 2º, 3º CEB e Ensino Secundário.

A equipa da BE congratula-se pela excelente colaboração dos docentes nesta iniciativa, que tem sempre uma significativa adesão junto dos alunos.

Parabéns aos vencedores!

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

100 anos de Sophia



100 anos de Sophia


Foi assim hoje na BEMS com a colaboração das turma do 6º E e 6º F, e a Professora de Português, Conceição Paiva, num intervalo pedagógico onde se declamou poesia e se deambulou pela vida e obra da escritora.


Os elementos das obras da escritora ficaram expostos na BEMS durante toda a semana.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Halloween




Biblioteca Escolar associou-se à comemoração do Halloween com a apresentação de uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 2º CEB, para a disciplina de inglês e da responsabilidade dos docentes do grupo 220, alusivos à recreação de abóboras Jack-o-lantern.

Esta exposição foi muito visitada e apreciada por todos os que passaram pela Biblioteca Madalena Sotto, nos dias 30 e 31 de outubro.
























quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Mês Rosa - Prevenção do cancro da mama




 


Paralelamente às comemorações do MIBE (outubro), esteve, também, presente na BEMS, a sensibilização para o mês da prevenção do cancro da mama.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Exposição Prémios Nobel da Literatura




        Está patente na Biblioteca Madalena Sotto, durante o mês de outubro, uma exposição alusiva aos Prémios Nobel da Literatura.


        Para o efeito, foram escolhidos os autores galardoados cujos livros fazem parte do fundo documental desta Biblioteca Escolar.
   
         A exposição tem sido muito apreciada pelos utilizadores deste espaço, tendo havido comentários muito positivos. Vários dos livros expostos têm sido objecto de requisições domiciliárias.




quinta-feira, 17 de outubro de 2019

10 minutos a ler

As atividades de leitura recreativa continuam pelas turmas da escola sede.

Hoje mostramos os "10 minutos a ler", numa turma de 5º ano.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

MIBE - Escola Sede


Comemoração do “Día de la Hispanidad” na BEMS


Dia 14 de outubro, na Biblioteca Escolar, um grupo de alunos do 12º E apresentou o “Día de la Hispanidad” a quatro turmas dos  5º, 8º e 9º anos.

A atividade foi desenvolvida pela professora de Espanhol, Cármen Resende, em colaboração com a Biblioteca Escolar Madalena Sotto e as Professoras Bibliotecárias.

Esta consistiu numa apresentação pelas alunas Ana Margarida, Beatriz, Inês e Maria Miguel, que explicaram aos colegas o mais importante que há a saber sobre a comemoração do “Día de la Hispanidad”, muito relevante para a comunidade hispânica presente um pouco por todo o mundo.

Além disso, os restantes alunos de Espanhol haviam já preparado trabalhos sobre os países hispanofalantes, as comunidades autónomas espanholas, os pratos típicos e os elementos hispânicos da nossa comunidade escolar, que se encontravam, também, expostos na biblioteca pelo que, para assistir à apresentação os alunos tiveram também a oportunidade de visitar a referida exposição. 

O fundo documental dos escritores hispânicos também esteve em destaque e ficará em destaque por mais uma semana.

De destacar, ainda, a exposição intitulada “Nuestros rostros de la Hispanidad” que, por tratar-se de caras conhecidas da escola, lhes interessou particularmente. 

A atividade foi considerada um êxito pelos presentes e cumpriu os objetivos a que se propunha, juntando-se o currículo, a cidadania, a multiculturalidade e as literacias, num único momento de partilha.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

MIBE nas escolas do 1ºCEB


A equipa da Biblioteca Escolar fez uma ronda pelas EB1 para dar as boas vindas aos alunos do 1º ano que iniciam um novo ciclo numa nova escola.
Para isso, organizou uma atividade de leitura que promoveu o diálogo, o prazer de folhear livros de literatura infantil, a observação de ilustrações e a criação de novas histórias a partir das imagens sugestivas do conjunto de livros que foram apresentados para surpresa e alegria dos alunos.
   O álbum ilustrado “ Que coelhos irritantes” de Ciara Flood foi a leitura selecionada pela Professora Bibliotecária. Os alunos mostraram-se atentos e participativos, tendo sido destacados vários elementos interessantes das ilustrações numa “leitura” complementar à narrativa lida.  
As sessões decorreram de 8 a 10 de outubro nas cinco EB1 do Agrupamento.
Foi também oferecido um flyer com algumas informações úteis para os pais/encarregados de educação, visando a importância de hábitos de leitura: Ler, pelo menos, uma história por dia aos filhos desde tenra idade.
Nas escolas onde não existe Biblioteca (Madail e Cruzeiro) foram distribuídas maletas com livros para os alunos poderem requisitar bem como passaportes da leitura, onde farão os registos, ao longo do ano letivo.


“ A literatura para a infância e juventude desempenha um papel fundamental na formação de leitores autónomos, isto é, leitores que queiram ler por iniciativa própria e que gostem de o fazer. Lendo e ouvindo ler literatura para a infância desde muito cedo, a criança vai descobrindo a linguagem escrita, vai-se familiarizando com ela e vai sentindo vontade de querer aprender a ler. Por outro lado, o contacto precoce com a literatura para a infância constitui-se como um fator de desenvolvimento da criança a nível social, cultural, afetivo e linguístico.” Helena Barroso, in O álbum infantil: alguns critérios de seleção

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

MIBE nos Jardins de infância



As Professoras Bibliotecárias visitaram os jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Soares Basto, entre os dias 2 e 4 de outubro, com o objetivo de levarem o livro e a leitura às crianças do ensino pré-escolar.





Incluída nas comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar ( MIBE) e no dia Mundial do Animal (4 de outubro), a atividade consistiu na leitura, visionamento das ilustrações e exploração do livro de “Depressa e Devagar” de Layn Marlow.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Dia Internacional / Mundial da Música – 1 de Outubro






Para comemorar o Dia Internacional/Mundial da Música, está patente na Biblioteca Madalena Sotto, o livro, maravilhosamente ilustrado, “Aula de Tuba” de T.C. Bartlett e Monique Felix.

Esta comemoração promoveu a vinda dos alunos do 2º CEB a este espaço com a sua professora de Música, Adelaide Silva que realizou uma aula alusiva ao evento.

A acompanhar a exposição está patente uma mostra de fundo documental existente para a disciplina de Educação Musical.


Mês Internacional da Biblioteca Escolar


quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Magalhâncias - Tributo a Fernão de Magalhães


    No âmbito das comemorações do V Centenário da Viagem da Circum-Navegação, a Biblioteca Escolar Madalena Sotto iniciou o ano lectivo 2019/2020 com uma exposição alusiva a Fernão de Magalhães, navegador português, primeiro homem a empreender a primordial e bem sucedida viagem.

          Esta exposição inclui livros em Pop-up realizados por alunos da EBS Soares Basto e uma mostra de livros alusivos a este marco histórico pertencente ao fundo documental da Biblioteca.







sexta-feira, 14 de junho de 2019

Atividade SOBE – Jardins de Infância



No âmbito do Projeto SOBE e tendo como objetivos desenvolver a literacia da saúde oral /bem-estar e saúde, consolidar e aprofundar as competências numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, bem como promover o gosto pela leitura recreativa e articulação com o currículo, realizaram-se atividades em todos os Jardins de Infância do Agrupamento, entre 11 e 14 de junho.
O mote para esta atividade foi dada através do livro “Kiko, o dentinho de leite” de Manuela Mota Ribeiro, apresentação de uma “personagem” – dente, cujo objetivo primordial era a correta higiene dentária. Os alunos ouviram a história, complementada com a projeção das ilustrações dessa obra. Na exploração da história os alunos interagiram ativamente, dando os seus testemunhos pessoais quanto à higiene oral dentária, verificando-se muita atenção e entusiasmo no decorrer da atividade.
No final, foi escutada uma canção alusiva, com a participação dos alunos a entoarem essa mesma canção.
 Foram distribuídos marcadores de livros com alguns conselhos de higiene oral aos Pais/ EE.
Os objetivos foram totalmente atingidos, com a total adesão e colaboração dos alunos, nas tarefas propostas.




quinta-feira, 23 de maio de 2019

Ferreira de Castro: o escritor

Aproveitando para relembrar, um trabalho realizado no ano letivo passado, aquando desta mesma data: o aniversário do nascimento de Ferreira de Castro



https://biteable.com/watch/120-anos-nascimento-de-ferreira-de-castro-1891866/?fbclid=IwAR1DpaEBXteJJI2IwG0kq-Ojyjz-DSCzVTODMYo3_A6LOm4sEQraCZ75XCg

Camilo, um camelo na Selva - Contadora de Histórias



A contadora de histórias, Inácia Cruz, esteve com os alunos do ensino pré-escolar, nos dias 20 e 21 de maio. Com ela vieram, também, as personagens do livro “Camilo, um camelo na selva” de Júlio Borges e ilustrado por Susana Lima, numa interação contadora /público, que deixou as crianças extasiadas de emoção e extremamente atentas à interpretação da história.
Com uma simplicidade vocabular, muito de acordo com o nível etário das crianças, Inácia Cruz encenou a história do camelo Camilo, transportando para os ouvintes os valores que se encontram presentes no conto, assumindo a personalidade das várias personagens.

Fica aqui o registo de alguns desses momentos nos Jardins de Infância do AE Soares Basto.





sexta-feira, 26 de abril de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal

O dia 26 de abril traz ao nosso Agrupamento mais um motivo de orgulho. Encontram-se a decorrer na cidade da Maia , mais uma fase do Concurso Nacional de Leitura 2019. desta vez, os nossos alunos irão prestar provas conjuntamente com outros discentes de outros Concelhos da Área Metropolitana do Porto.

O AE Soares Basto encontra-se representado por quatro alunos, os quais, certamente levarão o nome do Agrupamento e de Oliveira de Azeméis à fase seguinte a decorrer em Braga, no dia 25 de Maio.
Estamos em crer que à semelhança do ocorrido no ano letivo passado, também este ano, teremos o prazer e a honra de acompanhar alunos do Agrupamento na final nacional.
A estes quatro "guerreiros"
da Leitura desejamos os maiores sucessos nesta etapa que se realiza, hoje.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

45 anos de abril

Para celebrar os 45 anos da revolução dos cravos, propomos o seguinte poema declamado durante o almoço ocorrido em Oliveira de Azeméis para as mais de 80 pessoas presentes.



Alvíssaras


É Noite e há Luz
Como um brilho que a todos seduz.
Há compasso, trotes de marchar
Há sonhos, quimeras ao raiar. 
Quantos sois? Não sei dizer!
Há vivas ao que queríeis ser
E a passo largo, todos vão
Batendo as botas em união.
Que saudade é essa, doce povo,
Que assim tragam o Estado Novo?
Há a mão, punho, ferro e fogo
Deste país que não se quer outro.
Há vontades, sigilos, lupanares de recobro
Desejos de um “solo” povo novo.
E dão-se vivas ao viver
Quando não há o que comer.


(PS, 24 abril, 2012)

quarta-feira, 27 de março de 2019

Celebrando Sophia de Mello Breyner

AQUI

Aqui, deposta enfim a minha imagem,
Tudo o que é jogo e tudo o que é passagem,
No interior das coisas canto nua.

Aqui livre sou eu - eco da lua
E dos jardins, os gestos recebidos
E o tumulto dos gestos pressentidos,
Aqui sou eu em tudo quanto amei.

Não por aquilo que só atravessei,
Não 'lo meu amor que só perdi,
Não p'los incertos actos que vivi,


Mas por tudo de quanto ressoei
E em cujo amor me eternizei.

Sophia de Mello Breyner, Dia do Dar, Caminho, 6ª edição, 2009, p.68

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Miúdos a Votos






      A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior juntaram-se na organização da eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses.

Às crianças e jovens será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje.

O processo é semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: haverá recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, sempre com a participação dos alunos.

Durante a campanha eleitoral, estes defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos – podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates, podcasts…

A Biblioteca Escolar aderiu a esta iniciativa com algumas turmas do 2º CEB.

As turmas do 5º E/F e o 6º A, com o apoio das suas professoras de Português, Conceição Paiva e Paula Alexandra Silva, aceitaram o repto e, neste momento, na EBS Soares Basto, os alunos estão em campanha pelos seus livros favoritos.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


No âmbito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (dia 27 de janeiro), o Clube de Cinema irá promover, no dia 30/01/2019, a divulgação do filme "Aristides de Sousa Mendes. O Cônsul de Bordéus"  e, no dia 06/02/2019, o filme "O Filho de Saul",, das 10:05 às 11:35,  no auditório Bento Carqueja.


Para que se conheça um pouco melhor quem foi Aristides  de Sousa Mendes, deixamos uma pequena biografia do Cônsul:


          Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora. Ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha nazi na sequência da Segunda Grande Guerra, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar (que, durante esses anos, manteve a neutralidade de Portugal), e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França. 
          Revelando uma coragem e determinação invulgares - e consciente do risco para sua vida e a da sua família -, recusou-se a entregar milhares de pessoas a um destino certo nos campos de concentração nazis. Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, ele terá dito: "Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus". 
          Aristides de Sousa Mendes faleceu na miséria, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa.



Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...