quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Dia dos Namorados


A equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento associou-se às comemorações do S. Valentim, com o objetivo de levar o livro e a leitura às salas de aula, divulgando assim o fundo documental das BE e promovendo o gosto pela leitura junto das nossa crianças e jovens.

  
 
A BE participou nas comemorações do S. Valentim realizadas no Agrupamento, em colaboração com alguns departamentos curriculares, docentes e alunos que assim deram uma nota festiva a esta tradição.


Nas BE estiveram em destaque livros, DVDs e CDs de música dos fundos documentais alusivos ao tema das comemorações. Também estiveram em destaque na BEMS marcadores realizados por alunos da escola sede. Foram também distribuídos marcadores de livros.

A leitura também esteve em evidência com a visita da PB Odete Costa à sala de aula da turma do 7ºH, no dia 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim.

A partir da lenda deste santo, avançou-se para uma viagem literária com a referência e apresentação de alguns clássicos da literatura universal que imortalizaram grandes tramas vividas por casais amantes. Entre eles, destacaram-se “Cirano de Bergerac” de Edmond Rostand, "Dom Quixote de la Mancha“ de Cervantes, “ O monte dos vendavais” de Emily  Brontë , ”Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, a lenda de Tristão e Isolda e a história de Pedro e Inês de Castro.

Fez-se então uma paragem para a leitura do conto “ Julieta e Romeu” de Nicola  Cinquetti.

O contacto com o texto original de William Shakespeare foi feito com a leitura a várias vozes, com o apoio de alunos (Romeu) e a PB (Julieta).

Verona, cidade italiana, onde o escritor centraliza esta tragédia amorosa, foi revisitada através de fotos e algumas cenas do filme “ Cartas a Julieta” de Gary Winick tendo-se comentado a curiosidade do Clube da Julieta.

A comemoração terminou em alegria com a tão ansiada chegada do correio de S. Valentim que foi entregue aos alunos, bem como um marcador com um poema de Cecília Meireles “ O Amor…”e um doce S. Valentim.

Foram momentos vividos com interesse e satisfação por todos, tendo havido um feedback positivo dos alunos e da docente presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...