quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

2ª fase do CNL


No dia 5 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC), em Oliveira de Azeméis acolheu a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura.
Este evento contou com a participação dos alunos vencedores da fase escolar em cada Agrupamento de Escolas do concelho, nos quatro ciclos de ensino (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário). Cada aluno dos diferentes ciclos de ensino prestou provas sobre as obras escolhidas, em reunião de SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) e elaboradas por um júri externo selecionado pela BMFC.
A realização da prova escrita decorreu de manhã sem percalços e num ambiente bastante acolhedor. Após o almoço, servido a alunos, professores e convidados na Escola Básica e Secundária Soares Basto, os alunos regressaram novamente à BMFC a fim de completar a prestação das provas, desta vez na vertente oral. A prova oral foi composta por uma leitura expressiva de um excerto do livro lido e pela argumentação a um comentário e/ou pergunta, de forma aleatória, em envelope fechado. O conjunto das duas pontuações (escrita e oral) determinou o vencedor de cada ciclo, sendo estes alunos os representantes de Oliveira de Azeméis na fase seguinte (Fase Intermunicipal da Área Metropolitana do Porto), em abril.

Quis o empenho e dedicação dos alunos, respetivos professores e dos Professores Bibliotecários (através da implementação de projetos e atividades relacionadas com a Literacia da Leitura) que o Agrupamento de Escolas Soares Basto saísse vencedor em três ciclos de ensino.
Contudo as Professoras Bibliotecárias destacaram, igualmente, neste processo continuado, o contributo dos Encarregados de Educação, os quais têm vindo, gradualmente, a promover hábitos de leitura recreativa no seio familiar.
A exigência das literacias promove a criatividade e o pensamento crítico. Numa altura em que grandes mudanças pairam sobre a Escola, a Biblioteca Escolar do AESB tem vindo a trabalhar com os vários intervenientes, no sentido de criar um compromisso social em torno da Leitura, já que tem estado a colocar em prática uma máxima da Rede de Bibliotecas Escolares, em que (e cita- -se) “Ler é para a mente o que o exercício físico é para o corpo”.

Vencedores da fase municipal do CNL

Ciclo
Obra escolhida
Aluno Vencedor
Agrupamento vencedor
Pontuação
1º CEB
Magalhães nos olhos de um menino – Simone de Fátima Gonçalves
Rita Maria Costa Ribeiro
Ana Filipa Pereira
Gonçalo Miguel Rocha
AE Dr. Ferreira da Silva
AE Dr. Ferreira da Silva AE de Fajões
19,38
19,02
17,65
2º CEB
Irina no Rali – Elisabete Jacinto
Érica Ventura
Nuno Oliveira
Maria Miguel Martins
AE de Loureiro
AE de Fajões
AE Soares Basto
18,92
18,15
17,23
3º CEB
Naus: aventureiros, ladrões e clandestinos – Patrícia Faria
Lara Pinto Pereira
Ana Salomé Henriques
Ana Letícia Almeida
AE Soares Basto
AE de Loureiro
AE Loureiro
19,02
17,92
17,58
E. Sec.
Na rota das especiarias: diário de viagem a Flores, Bali, Java e Timor Lorosae – José Eduardo Agualusa
Francisca Santos
David Alejandro Dias
Guilherme Ventura
AE de Fajões
AE Soares Basto
AE Ferreira de Castro
17,50
15,98
15,63


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...