quinta-feira, 14 de maio de 2020

Sugestões Cinematográficas - PNC


O Clube de Cinema apresenta as seguintes sugestões:


Documentário: "Portugal na Grande Guerra"


Documentário sobre a participação portuguesa na Primeira Grande Guerra. Apresenta a narração dos eventos e contextualização das dinâmicas sociais, económicas e culturais da participação portuguesa na Grande Guerra. RTP PLAY

************************************

Documentário: "Civilizações"

          Série documental da BBC que conta a história épica da arte desde os primórdios até à atualidade. Uma oportunidade de apreciar obras-primas notáveis de todos os continentes.
           14 Maio de 2020; 00:25; RTP2
  

************************************
Documentário: "As Grandes Mentiras da História" 

          As grandes mentiras que mudaram o curso da História. Muitas vezes esquecidas, e raramente punidas, as mentiras dos que estão no poder alcançam sempre os seus objetivos: elas mudam o curso da História.
          16 Maio de 2020; 19:40; RTP2


************************************
Documentário: "Leonardo da Vinci: A Origem do Génio"

          O documentário de Paolo Brunatto revela a emocionante história de um génio profético que floresceu no meio das colinas da cidade de Vinci para descobrir a sua habilidade de ver a natureza e o mundo.
          24 Maio de 2020; 15:00; RTP2


************************************
Filme: "Laranja Mecânica"

          Obra-prima do cineasta norte-americano Stanley Kubrick, uma adaptação do sublime romance de Anthony Burgess, publicado em 1962. Um filme que continua atual, passado num futuro próximo, interpretação visual de uma anarquia sádica e do cinismo profundo do poder governamental.
Alex (Malcolm McDowell) é o líder de um grupo de delinquentes que passa as noites a roubar carros, a lutar contra "gangs" rivais, a assaltar casas e a violar mulheres. Numa noite, Alex é detido pela polícia. Para diminuir a pena de prisão concorda em ser utilizado como cobaia numa experiência governamental que tem como objetivo recuperar criminosos através de um tratamento médico pouco ortodoxo. Uma terapia que não é mais do que uma rápida cura para uma sociedade constantemente ameaçada pelo mal, mas que vai trazer alguns problemas de identidade.
          Destaque para a banda sonora constituída por música clássica com um excelente tratamento eletrónico de Walter Carlos, e utilizada na generalidade como ruído de fundo para as cenas ultra-violentas do filme que, ainda hoje, são difíceis de digerir.
       Laranja Mecânica foi nomeado para quatro Óscares em 1972 (melhor realizador, melhor montagem, melhor filme e melhor argumento) mas foi destronado nas mesmas categorias por The French Connection de William Friedkin.
          Será exibido a 15 Maio de 2020; 23:15; RTP2


************************************
Filme: "Blow Out - Explosão"
Realizado por Brain de Palma, em 1981,
Jack Terry (John Travolta) é um técnico de som que ganha a vida a gravar sons únicos para filmes de terror. Mas quando capta acidentalmente um acidente de automóvel que mata um candidato presidencial, é empurrado para um mistério bem mais terrível que qualquer um dos seus filmes. À medida que o cerco se aperta, Jack não sabe em quem pode, ou não, confiar.
Será exibido a 21 Maio de 2020; 00:45; RTP1

Plataforma de divulgação do Cinema Português:
CINEPT · CINEMA PORTUGUÊS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...