terça-feira, 2 de março de 2021

 Março é o mês de …

 

A 14 de março de 1962, nasce no Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, Francisco José Pereira de Almeida Viegas.

Com formação em Línguas e Literaturas Modernas, dedicou a sua vida profissional ao jornalismo, embora tenha também exercido a profissão de professor, autor e apresentador de programas em vários canais de televisão, radialista e escritor.

Enquanto jornalista, colaborou com inúmeros jornais e revistas, foi diretor das revistas Ler, Grande Reportagem e Gazeta dos Desportos e editor da revista Oceanos.

Francisco José Viegas, que é também um insigne autor da língua portuguesa, publicado em inúmeros países da Europa e América Latina, distingue-se com obras no campo da poesia, romance, conto, teatro e relatos de viagens. Da sua pena é o detective Jaime Ramos, investigador e personagem principal de uma série de romances policiais.

Foi em 1982, publicou a sua primeira obra, um livro de poesia intitulado Fascínio da Monotonia.

Em 1983,publicou o primeiro romance, Regresso por um Rio, e em 1985, escreveu o seu primeiro policial, Crime em Ponta Delgada. 1987 marca o ano em que participou na fundação da revista Ler e 1988, a sua primeira peça de teatro, O Segundo Marinheiro.

 Da sua obra destacamos os livros de poesia: Metade da Vida, O Puro e o Impuro, Se Me Comovesse o Amor, e os romances Crime em Ponta Delgada, Morte no Estádio, As Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado Azul, Um Crime na Exposição, Um Crime Capital, Lourenço Marques e Longe de Manaus.

Em 2011 estreou-se como político. Desde então foi eleito deputado e ocupou o cargo de Secretário de Estado da Cultura.

A sua lista de distinções, destacam-se o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores pelo seu romance policial Longe de Manaus (2005), o Prémio Fernando Namora pela obra  A Luz de Pequim (2019) e o Prémio PEN 2020 Narrativa.

 Foi ainda condecorado como Grande-Oficial da Ordem de Mérito.

 

Sempre um homem do seu tempo, Francisco José Viegas é director da Editora Quetzal e autor do blogue a origem das epécies 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...