terça-feira, 1 de dezembro de 2015

1 de Dezembro de 1640 - o início da 4º dinastia

" Há um destino inscrito em instantes de cada vida que têm o tempo da eternidade. Decisões que mudam os dias e dão novo caminho aos sentidos. (...) 
Pouco importava ao duque o que se dizia à boca pequena sobre a sua falta de vontade para derrubar o poder filipino. Bem sabia que a impaciência de muitos, prejudicados e ofendidos pela governação espanhola, exigia há bastante tempo que ele tomasse essa decisão. A esperada revolta da Catalunha talvez abrisse um trilho de esperança. " (p. 102)


"Nessa manhã, o duque de Bragança levantou-se cedo. (...) Era o dia de todas as decisões e sabia que não ia terminar com a mesma tranquilidade como se iniciava, fosse qual fosse o resultado dos esforços dos conjurados. Foi à janela espreitar o céu. A aurora começava a clarear, desenvencilhando-se da noite, que, mais uma vez trouxera geada, distribuindo-a pelos telhados e ruas de vila Viçosa. (...) Dirigiu-se à porta de acesso à Ilha e foi então que sentiu o frio gélido e cortante que sacudia a madrugada. Apressou o passo na direcção da cavalariça (...) e entrou de rompante, enquanto esfregava as mãos, procurando algum calor.

 - A Donzela pariu esta noite. Vossa Senhoria tem de ver o potro" - informou com um sorriso de satisfação no rosto.

- "É bom?"

- "Bom? A Donzela nunca pariu coisa ruim. Acredite no que lhe digo. Aquele que ali está vai ser rei!"

Esta observação do empregado fê-lo sentir um baque. Dai por umas horas, quando a noite estivesse para chegar, talvez Vila Viçosa tivesse de celebrar o nascimento de dois réis. O filho da Donzela e ele próprio. Ou choraria a sua morte varado por traição" (pág. 207-208)

In: O dia dos Milagres de Francisco Moita Flores

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...