quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dia do Combatente - 9 de abril




Esta foi a forma que as Professoras Bibliotecárias encontraram para relembrar todos aqueles que pereceram nas várias guerras portuguesas, lutas sem sentido, sem lógica e que, em nome de um poder mais alto, de um Patriotismo inquestionável, sacrificaram as suas vidas e as vidas dos seus familiares.

 

A Batalha de La Lys, que teve lugar a 9 de abril de 1918, na região da Flandres, marcou a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. As tropas portuguesas sofreram pesadas baixas mercê de um poderio militar muito superior, e os alemães acabaram por vencer esta batalha.

Embora os soldados se tenham adaptado à guerra das trincheiras, mostrando espírito combativo, o cansaço, a falta de reforços e o inverno frio e húmido acabariam por revelar-se, entre outros, fatores decisivos para a derrota das nossas tropas.

Na Batalha de La Lys pereceram 7 098 praças e 327 oficiais, cerca de 35% dos efetivos portugueses na Flandres.

Esta data, é uma homenagem a todos quantos lutaram por Portugal, constituindo uma efeméride significativa para a dignificação do Combatente. [http://www.algarveprimeiro.com (acedido em 9/04/14)] .

Por isso achamos que “P’ra Longe” a música dos Paradigma (banda dos alunos do nosso agrupamento) faz todo o sentido nesta homenagem.
 
 

 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O Nosso Muito Obrigado por terem escolhido uma das n/ músicas para homenagear Homens que pereceram em lutas... isso mesmo ... sem lógica nem sentido...
    Obrigado por reconhecerem o n/ trabalho

    ResponderEliminar

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...