sábado, 7 de janeiro de 2017

Convento Nacional de Mafra

          O convite efetuado às Professoras bibliotecárias para que ajudassem a acompanhar os alunos do 12º ano a um visita de estudo a Mafra, no âmbito da disciplina de português, não podia ter sido mais surpreendente e agradável.

          O dia estava lindo, ensolarado e Mafra estava ótima para fazer a visita. Á chegada fomos separados em grupo e cada qual se deslocou pelo magnífico Palácio desde a Ala Sul (a do Rei) até à Ala Norte (a da Rainha) com passagem pela igreja do convento. Aí a nossa visita foi ligeiramente condicionada pelo facto de estarem a decorrer ensaios para um concerto do dia seguinte, mas deu perfeitamente para reparar nos magníficos capitéis e colunas presentes em tão imponente local de culto religioso.

           A par da visita os guias iam explicando alguns factos reais contidos na obra de José Saramago, em estudo pelos alunos: O Memorial do Convento.
         A curiosidade dos alunos, professores e que o próprio monumento suscitou tornaram aquela visita guiada numa delícia.

           Como o principal objetivo desta visita a Mafra foi ver "in loco" o monumento edificado no livro de José Saramago, não faria sentido não se passar na Biblioteca do Palácio, para apreciar a beleza arquitetónica e ver as centenas de livros antiquíssimos ali existentes, sem esquecer os seus noturnos bibliotecários, os morcegos, os quais ajudam à conservação e preservação do espólio.

          Após o almoço, foi a vez de ver "O Memorial do Convento", dramatizado na integra, num outro espaço do Palácio, destinado a estas performances educativas.
         Houve, ainda tempo para a foto de família antes de regressar a Oliveira de Azeméis. A opinião foi unânime. O dia tinha sido espetacular e os objetivos totalmente concretizados.



O nosso obrigada à Prof. Ana Ornelas por nos ter convidado, ao grupo de docentes de Português que organizam esta viagem e aos nossos queridos alunos por se terem comportado de forma exemplar fazendo com que tivéssemos tido  orgulho em os acompanhar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...