quinta-feira, 30 de março de 2017

Leituras em sala de aula

Durante a Semana da Leitura, em atividade promovida pela Biblioteca Escolar, as turmas do 9º ano tiveram oportunidade de ouvir, pela voz da professora bibliotecária, Paula Sousa, o conto tradicional “Capuchinho Vermelho” adaptado ao mundo atual. Este conto denominado “Garina da Sé” faz parte do livro Heróis à Moda do Porto escrito por João Carlos Brito e colocou em evidência o “Prazer de Ler” e de ouvir. Apesar de bastante conhecido, o conto promoveu momentos de puro deleite nos alunos em final de ciclo, uma vez que o conto reúne expressões típicas da gíria e calão, da cidade do Porto e foi lido com sotaque da cidade.

Por seu turno, a professora bibliotecária, Odete Alegria, espalhou sorrisos, no 2º CEB, com o poema “Deserto” no qual os alunos em uníssono diziam a palavra “Areia”, um poema que estava relacionado com a leitura do conto “Sábios como Camelos” integrado no livro Bizarrocos de José Eduardo Agualusa.
Aos alunos dos Cursos Profissionais, a professora bibliotecária Isabel Costa, levou textos relacionados com a importância da leitura recreativa como construttura do “Ser” e facilitadora do “Entender”. A empregabilidade e o que é esperado em diferentes grupos para que sejam aceites e aceitem os desafios colocados em contexto de trabalho foi, também, referido. Destes encontros surgiram, ainda, alguns intercâmbios de leitura com os alunos a assumirem o papel de contadores de histórias.
Foi uma semana rica em partilhas e em promoção da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...