terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Amnistia Internacional

A BEMS, enquanto entidade de promoção cívica dos direitos de cidadania,  está a levar a cabo a "Maratona de cartas  2017", da Amnistia Internacional, uma organização não governamental que defende os direitos humanos.

Todos os anos, durante o 1º período letivo, a Maratona de cartas consegue fazer com que  mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo assinem as cartas para apelar ao fim das violações dos Direitos Humanos.

Este ano, apela-se para cinco casos:

1) Ao Primeiro Ministro da Jamaica para que apele as autoridades jamaicanas protejam Shackelia Jackson, uma defensora contra o excesso de força policial, julgamentos extrajudiciais, discriminação e impunidade.

2) Ao Primeiro Ministro da Finlândia  para que a lei do reconhecimento do género seja alterada e que os ativistas pelo direito ao transgénero  sejam apoiados. Neste caso encontra-se Sakris Kupila que nunca se identificou como mulher e atualmente enfrenta perseguições diárias. Para que o seu processo esteja completo exigem-lhe que lhe seja diagnosticado distúrbio mental e que seja esterilizado.

3) Ao Ministro da justiça de Madagáscar para que apele contra a condenação de Clovis Razafimalala, um ambientalista protetor da floresta tropical de Madagáscar, a qual tem vindo a sofrer o abate  de árvores pau-rosa com vista ao comércio ilegal.

4) Ao Ministro da Justiça da Turquia para que proceda à libertação dos 10 de Istambul, um grupo de 10 pessoas que defende a liberdade de expressão e que na tentativa de os silenciar acusam-nos de terrorismo.

5) Ao Primeiro Ministro de Israel para que as autoridades israelitas retirem todas as acusações contra Issa Amro e Farid al- Atrash por se manifestarem a favor do fim dos colonatos.

Muitos têm sido os alunos e Professores que têm passado pela BE para se solidarizarem com estas questões, assinando as cartas expostas.

Para mais informações, consulte Eu Assino







Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...