terça-feira, 10 de novembro de 2020

O armistício - 11 de novembro 1918

 


11 de novembro de 1918 assinou-se o armistício
que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Esta guerra provocou cerca de 9 milhões de mortos e cerca de seis milhões de inválidos, além da grande destruição provocou também o surgimento de um novo mapa político na Europa e o fim da sua hegemonia sobre o Mundo.

O Clube de Cinema assinala os 102 anos da assinatura do armísticio com a divulgação do filme "1917". 

A história do filme centra-se em dois jovens soldados britânicos, durante a Primeira Guerra Mundial, a quem lhes foi atribuída uma missão urgente: atravessar território inimigo e entregar, em mãos, uma mensagem que salvará a vida dos 1600 homens que incorporam o segundo batalhão do Regimento Devonshire.

Este filme foi realizado por Sam Mendes e o argumento foi escrito a partir de uma história contada por Alfred Mendes, descendente de madeirenses, e avô paterno do realizador, que serviu o exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial.

Destacamos a excelente realização de Sam Mendes, nomeadamente a sequência da história que não sofre quase nenhum corte, dando um aspeto de filmagem continuada.


Para finalizar desta, a BE destaca ainda o livro de José Rodrigues dos Santos, intitulado “A filha do Capitão” que tem como pano de fundo a odisseia trágica da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, a vida dos oficiais portugueses na Grande Batalha de La lis e das trincheiras da Flandres: uma história envolvente que não pode deixar de ler.





Sem comentários:

Publicar um comentário