sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Biblioteca da Bento Carqueja

A Biblioteca da unidade orgânica "Escola Bento Carqueja" recebeu o seu nome, quando o ilustre Nobel da Literatura Portuguesa, José Saramago, visitou a escola e as instalações da Biblioteca, em 21 de maio de 1999.
Com uma escrita peculiar, polémica e pouco ortodoxa, José Saramago foi ganhando destaque na Literatura Mundial, sendo, hoje, um dos escritores portugueses mais conhecidos dentro e fora do nosso país.
Escrito por Mário Rui Simões Lopes,  ex- Diretor do Agrupamento, o texto que a seguir transcrevemos, deixa-nos conhecer as páginas que compõem a história que pautou e continua a pautar esta Biblioteca e o seu trabalho, na valorização dos saberes, dos valores e da cultura.
 
"Foi em 1984 que a nossa Biblioteca abriu pela primeira vez as suas páginas ao mundo de olhares que povoava então a escola. Uma pequena sala, no primeiro piso do Polivalente, e onde hoje fica a Sala dos Professores, serviu-lhe de regaço. Mas, as dimensões exíguas deste espaço e o difícil acesso aos alunos, levou a que se mudasse, algum tempo depois, para o piso de baixo, onde se encontra atualmente o Conselho Executivo.
Ali morou até 1998. Neste ano, foi construído um novo bloco de aulas (D), integrado num projeto de ampliação da escola, onde já lhe tinham reservado um lugar especial, no primeiro andar. Ainda nesse ano, a escola concorre e é integrada no Programa “Rede de Bibliotecas Escolares”, um marco importante na sua vida: permitiu vesti-la com mobiliário moderno, material informático e audiovisual, enfim, com recursos e documentos diversificados para responder às necessidades crescentes de professores e alunos.

No dia 21 de Maio de 1999, aconteceu à Biblioteca uma espécie de “batismo”, literariamente falando, claro: o escritor e prémio Nobel da Literatura, José Saramago, veio contar histórias da sua riquíssima experiência de vida às quase três centenas de alunos que o ouviram atentamente.

Ao longo do seu percurso, no entanto, a nossa Biblioteca já tinha sido, e continua a ser, visitada por muitos outros escritores. Alexandre Honrado, Alice Vieira, António Torrado, António Mota, Carlos Reis, Ilse Losa, Isabel Ferreira, João Aguiar, José Pacheco, Luísa Dacosta, Luísa Ducla Soares, Manuel António Pina, Matilde Rosa Araújo, Santos Guerra e Vergílio Vieira, são alguns deles.
A nossa Biblioteca, José Saramago, enfeita-se periodicamente de exposições fantásticas e oferece o seu espaço amplo a muitas iniciativas que dão cor, vida, encanto e até mistério à Escola, (tal como o Halloween, que, à época, chegou a ser alvo de uma pequena reportagem de televisão).
Sempre cheia, sempre alegre do olhar, das mãos, da gigantesca curiosidade dos alunos, da sua vontade de aprender, de investigar ou simplesmente do prazer de viajar pelo mundo da informação, a Biblioteca é a Meca, é o cruzamento dos caminhos, o coração, onde circula o sangue, onde circula a seiva, do saber e da imaginação.
Mas é preciso deixar claro que a alma de uma biblioteca é feita do gosto e do empenho das pessoas que nela trabalham, e esses foram sempre e, sobretudo, continuam a ser o recurso mais precioso da nossa Biblioteca.
Em Setembro de 2008, a Biblioteca voltou a mudar de espaço, descendo do primeiro andar do Bloco D para o rés-do-chão, onde permanece até hoje."
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...