segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Restauração da Independência

D. Sebastião foi um rei jovem, ambicioso, que resolveu conquistar o Norte de África aos mouros mas foi vencido e desapareceu em Alcácer Quibir.
 
Como não tinha filhos nem irmãos, a coroa portuguesa acabou por passar para o seu primo Filipe, rei de Espanha.
 
Assim, se estabeleceu a dinastia Filipina, que havia de durar 60 anos, com muito sofrimento e prejuízo para Portugal.
 
Em 1640 era grande a insatisfação e um grupo de patriotas reuniu-se para pôr cobro ao domínio estrangeiro, chamado o duque de Bragança para liderar os destinos da Nação. Este era casado com D. Luísa de Gusmão, espanhola de nascimento, que muito o apoiou.
 
A ela se atribui a seguinte exclamação: "Antes ser rainha por um dia do que duquesa toda a vida!"

Foi a 1 de dezembro desse ano que eclodiu finalmente em Lisboa a grande revolta que conduziu ao trono IV, o Restaurador.
in: O livro das datas de Luísa Ducla Soares

O Agrupamento de Escolas Soares Basto, não deixou passar em claro esta comemoração e expôs no polivalente da Escola Básica Bento Carqueja uma exposição elaborada pela Professora Celina Ribeiro e os alunos do 5ºE, subdividida em duas áreas temáticas: “Da União Ibérica à Restauração” e “Curiosidades Reais”.
Os alunos andaram pelas turmas a fazer a leitura de um texto sobre as razões que estiveram na base da revolução e a distribuir marcadores alusivos a esta efeméride.
Não deixe de visitar a Exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...