quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Alunos do 5º ano têm Formação de Utilizadores


À semelhança do que se tem vindo a desenvolver, a BE e sua equipa têm encetado uma série de atividades no âmbito do seu Plano Anual de Atividades no que à formação de Utilizadores diz respeito.
A primeira dessas atividades é a visita guiada dos alunos do 5º ano à Biblioteca Escolar Madalena Sotto (BEMS) na qual se apresenta a equipa, se dá a conhecer os vários espaços e os recursos existentes.
Uma característica importante que a equipa não deixa de focar é a necessidade de cumprir algumas regras básicas ao bom funcionamento deste espaço, que abrange uma população muito diversificada de alunos de vários ciclos, professores e auxiliares de educação que veem na BE um bom local de trabalho e um espaço de referência na escola.
Foi dada particular relevância à forma como o fundo documental está organizado através de uma explicitação mais aprofundada do significado e importância da Classificação Decimal Universal (CDU). Também foi divulgada a implementação do código ColorADD no fundo documental em livro.

Por fim, a leitura recreativa e a sua pertinência para o desenvolvimento intelectual dos alunos, não foi esquecida, tendo a equipa elaborado um “hide and seek” com frases do livro ”Se eu fosse um livro” de José Jorge Letria. A atividade foi um sucesso e a leitura dos cartões foi feita em jogral, pelo que os alunos perceberam que ler não é uma tarefa pesarosa, enfadonha mas, muito pelo contrário, a leitura abre a mente para outros mundos.
Indo um pouco ao encontro do tema das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) a nossa BE está sempre ao rubro e é brutal, assume-se como um recurso indispensável na escola.
Aos Docentes que colaboraram connosco trazendo as suas turmas à BEMS, o nosso bem-haja.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...