terça-feira, 27 de setembro de 2016

Formação de utilizadores - 5º ano

O início do ano letivo traz sempre muitas novidades para os alunos dos 5ºs anos: Escola grande, serviços novos, diferentes pessoas, espaços e recursos mais abrangentes, as filas, as senhas, as regras...

Para evitar que os utilizadores da Biblioteca Escolar sofram este tipo de dificuldades, as Professoras Bibliotecárias e a sua equipa desenvolvem sempre, durante o mês de Setembro, a atividade que dá a conhecer o funcionamento, os recursos humanos e físicos, o fundo documental bem como alguns projetos mais direcionados à faixa etária dos alunos.

Após uma parte mais expositiva, na qual se referiram os aspetos essenciais a reter sobre o modo como esta Biblioteca se organiza e está organizada, os alunos do 5º A e G foram convidados a ouvir a história "O Morcego Bibliotecário" de Cármen Zita.

Com esta história aos alunos perceberam que nunca devem desistir dos seus sonhos e que embora pareça "esquisito" (como foi referido por um aluno) os morcegos podem ser bons aliados dos bibliotecários pois comem as traças do papel, mantendo, assim, os livros em bom estado de preservação.

Para comprovar este ensinamento, as Professoras Bibliotecárias mostraram duas bibliotecas portuguesas (a Biblioteca do Palácio de Mafra e a Biblioteca Joanina) nas quais estes pequenos mamíferos prestam um serviço de qualidade.

De seguida, os alunos foram convidados a procurarem 10 perguntas sobre a Biblioteca Escolar Madalena Sotto, perguntas essas que se encontravam espalhadas por todo o espaço físico.

Ainda houve tempo para visitar o blogue e a página do Facebook das BE bem como preencher o inquérito "Como vão as tuas leituras" de modo a aferir que tipo de leitores são estes alunos.

A avaliação da atividade foi realizada, igualmente, online, num formulário existente no blogue.

As atividades irão continuar com as restantes turmas do 5º ano.



Sem comentários:

Enviar um comentário