segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Almoço com abóboras

A Biblioteca Escolar dinamizou um almoço em parceria com a Associação de Pais/EE da EBS Soares Basto e o Curso Técnico Profissional de Restauração em que a abóbora foi a rainha da nossa mesa.
Com a crescente valorização da abóbora na gastronomia portuguesa e no seguimento das comemorações do Halloween, a Associação de Pais convidou a Confraria dos Sabores da Abóbora para se deslocar à escola e elucidar os alunos do 10º L sobre aspetos relacionados com este fruto.
Ao almoço não podiam faltar as iguarias confecionadas com abóbora, desde as entradas até à sobremesa.
Mas a abóbora é um fruto que está bem presente no imaginário das crianças e enraizada nos contos tradicionais portugueses. Todos nós nos deixámos encantar com a história da Cinderela, que usa a mais linda das abóboras transformada em carruagem para ir ao baile, ou do conto da cabacinha que esconde a velhinha do lobo mau.




Foi esta parceria entre a gastronomia e a literatura que quisemos trazer à mesa. Para além de se ficar a conhecer a forma como se confecionam alguns pratos, foi lido em jogral o conto tradicional “Corre, corre cabacinha” adaptado por Alice Vieira. A escritora, infelizmente não conseguiu estar presente neste almoço, por se encontrar a fazer a divulgação do seu novo livro.

Num momento aberto e informal, todos os presentes (alunos, professores, formadores e convidados) partilharam conhecimentos e receitas, falaram de várias coisas todas, elas, relativas aos sabores alaranjados e quentes da abóbora, mostrando que as boas práticas passam pela partilha e pelo trabalho colaborativo.
Não podemos concluir esta mensagem sem agradecer aos alunos de restauração que tão bem nos serviram e aos respetivos formadores que confecionaram tão bem o almoço, prestando todas as indicações de como foram preparados os pratos servidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...