sábado, 9 de setembro de 2017

9 de setembro - Tributo a Soares Basto


Recordar Soares Basto


 (06/03/1857 – 09/09/17)
 .

    
          Francisco Alves Soares Basto nasceu no lugar de Carril, freguesia de S. Romão do Corgo, concelho de Celorico de Basto, a 6 de março de 1857.
Ainda jovem emigrou para o Brasil, onde exerceu a atividade comercial, tendo conseguido reunir uma grande fortuna. Regressado a Portugal, nos primórdios do século XX, foi viver para o lugar de Fermil, freguesia de Veade, no concelho de Celorico de Basto, onde veio a falecer a 9 de setembro de 1917.
          Impressionado com o dinamismo cultural, social e educativo e com a obra de Bento Carqueja diretor e proprietário do jornal “O Comércio do Porto”, Soares Basto deixa-lhe em testamento parte da sua fortuna para que fosse gasta “Sempre pela Instrução.
          Nasce assim, em 1924 em Palmaz, um edifício destinado à instalação de uma Escola de Artes e Ofícios transferida para a sede do concelho em Oliveira de Azeméis à posteriori. Hoje a Escola Básica e Secundária Soares Basto legitima herdeira dessa Escola de Artes e Ofícios assume-se, "orgulhosamente" como um dos maiores agrupamentos do país, com amplas e modernas instalações e  com mais de 2300 inscritos em ofertas educativas diversificadas, palatinos de  elevados níveis de exigência e de excelência.


          



Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...