quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Formação Utilizadores- 1º ano (EB1 CEB)

Em todas as escolas do 1º Ciclo, de 20 a 28 de setembro, decorreu a atividade da BE, consistindo na receção aos alunos do 1º ano que vêm pela primeira vez à Escola. As professoras bibliotecárias, com o objetivo de promover hábitos de leitura e dar a conhecer o espaço “Biblioteca”, apresentaram o filme “A Menina que detestava Livros” e o livro de Pedro Reisinho, “O Meu Livro” com a respetiva leitura e apresentação digital.

 A cada aluno foi oferecido um marcador de livros, com algumas informações úteis para pais/encarregados de educação, visando a importância de hábitos de leitura: Ler, pelo menos, uma história por dia aos filhos desde tenra idade.
 Antes de começar a leitura, observar com eles a capa do livro e procurar que adivinhem o que poderá acontecer; Ler de forma que possam acompanhar o sítio onde se lê e possam observar as imagens; No final, conversar sobre a história, acerca do que aconteceu antes e depois e explicar alguma palavra que desconheçam; Ensinar a cuidar bem dos livros. Poder, por exemplo, oferecer-lhes uma estante para os arrumarem; Levá-los a bibliotecas e a livrarias, habituando-os a mexer nos livros e a escolher o que querem ler.                                                                                 
No final desta atividade, cada aluno fez a sua avaliação, assinalando numa sequência de “emojis” o da sua preferência (Gostei muito, Gostei, Não Gostei e outros).

Nas escolas onde não existe Biblioteca, além do marcador de livros, foram distribuídas maletas com livros para os alunos poderem requisitar e passaportes da leitura, onde farão os registos ao longo do ano letivo e assim, mais facilmente, se conseguir eleger o Super Leitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...