sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ligando culturas e comunidades - continente africano

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e com um tema extremamente abrangente como “ligando comunidades e culturas”, as Professoras Bibliotecárias optaram por dedicar cada uma das semanas do mês a um continente diferente.
A semana de 1 a 8 de outubro foi, desta forma, dedicada ao continente africano, com especial evidência para os escritores Pepetela, Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Mia Couto e Ondjaki, numa exposição de livros dos escritores. Paralelamente a BEMS foi, igualmente decorada com artefactos africanos, deixando mais acessível, um pouco deste continente aos alunos.
Como forma de partilha de experiências pessoais, a BE da escola sede levou às turmas do 12º ano B e C, o Prof. Mário Rui Lopes para que este pudesse partilhar como foi a sua vida enquanto habitante de Moçambique, numa altura em que Portugal ainda tinha soberania sobre este país. Com a sua eloquência muito sui géneris característica do Prof. Mário Rui Lopes, os alunos ficara a saber que a poesia dos grandes poetas dos PALOP, são muitas vezes adotados por músicos e outros artistas, o que justifica esta grande ligação entre culturas. E ao som da sua viola o professor cantou a versão de Fausto do poema “Namoro” de Viriato da Cruz.

Para terminar a semana com ligações a África, a BE organizou com a Comissão de Estudantes, durante o intervalo das 10h, um momento musical de cariz africano, atividade denominada “sons de África” e deram “largas” aos movimentos corporais que a música propiciou.
Durante toda esta semana foi dado aos alunos, dentro dos livros requisitados, um marcador alusivo à temática.



Sem comentários:

Enviar um comentário