sexta-feira, 11 de outubro de 2019

MIBE nas escolas do 1ºCEB


A equipa da Biblioteca Escolar fez uma ronda pelas EB1 para dar as boas vindas aos alunos do 1º ano que iniciam um novo ciclo numa nova escola.
Para isso, organizou uma atividade de leitura que promoveu o diálogo, o prazer de folhear livros de literatura infantil, a observação de ilustrações e a criação de novas histórias a partir das imagens sugestivas do conjunto de livros que foram apresentados para surpresa e alegria dos alunos.
   O álbum ilustrado “ Que coelhos irritantes” de Ciara Flood foi a leitura selecionada pela Professora Bibliotecária. Os alunos mostraram-se atentos e participativos, tendo sido destacados vários elementos interessantes das ilustrações numa “leitura” complementar à narrativa lida.  
As sessões decorreram de 8 a 10 de outubro nas cinco EB1 do Agrupamento.
Foi também oferecido um flyer com algumas informações úteis para os pais/encarregados de educação, visando a importância de hábitos de leitura: Ler, pelo menos, uma história por dia aos filhos desde tenra idade.
Nas escolas onde não existe Biblioteca (Madail e Cruzeiro) foram distribuídas maletas com livros para os alunos poderem requisitar bem como passaportes da leitura, onde farão os registos, ao longo do ano letivo.


“ A literatura para a infância e juventude desempenha um papel fundamental na formação de leitores autónomos, isto é, leitores que queiram ler por iniciativa própria e que gostem de o fazer. Lendo e ouvindo ler literatura para a infância desde muito cedo, a criança vai descobrindo a linguagem escrita, vai-se familiarizando com ela e vai sentindo vontade de querer aprender a ler. Por outro lado, o contacto precoce com a literatura para a infância constitui-se como um fator de desenvolvimento da criança a nível social, cultural, afetivo e linguístico.” Helena Barroso, in O álbum infantil: alguns critérios de seleção

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...