sexta-feira, 21 de março de 2014

Encontro com João Carlos Brito


Foi com sala cheia que foi recebido no dia 20 de março na sala D7 na Escola Bento Carqueja, o escritor João Carlos Brito para um encontro com os alunos do 9º C, 10º A, 10º B e 10º D às 10h 15 min. e com os alunos do 10º C, 11º G e 10º E às 11h45min. para que, em plena semana da leitura, falássemos da língua portuguesa e das suas tradições orais.

Tendo em conta que se comemora o 800º aniversário da língua portuguesa, o escritor da coleção “Heróis à moda de …” referiu que é em “Português que nos (des)entendemos” uma vez que cada região usa os seus próprios termos e que em contextos e situações diferentes podem ser interpretados de diversas formas.
Referiu, ainda, a origem de alguns termos usados atualmente na designação de determinadas coisas, como por exemplo “uma chinesa” que na Região Autónoma da Madeira quer dizer “meia de leite”, devido ao facto de ser primeiramente servida em loiça chinesa.

Outro exemplo que cativou a atenção dos alunos foi o termos açoriano “gueixa” para se referirem às vacas, animal tão querido nas ilhas açorianas e sustento de várias famílias, havendo no termo, uma conotação negativa com os serviços prestados sexualmente pelas “gueixas” japonesas e o termo vernáculo “vaca” enquanto “mulher adúltera”.

Ao terminar, o escritor leu o conto “A Garina da Sé” uma história adaptada aos tempos modernos com regionalismos e gírias portuenses, baseada na história do Capuchinho Vermelho, o qual fez a delícia de todos os que a ouviam atentamente.
E assim se deu por finalizado mais um encontro com um escritor e por concluída mais uma atividade promovida pelas Professoras Bibliotecárias do Agrupamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...