sábado, 10 de outubro de 2015

Nobel da Literatura

O mais importante prémio literário foi atribuído à jornalista e escritora bielorrussa "pela sua escrita polifónica, memorial ao sofrimento e à coragem na nossa época" – in ”O Público

Autora de livros sobre as mulheres na II Guerra, os soldados soviéticos mortos no Afeganistão, as consequências do acidente nuclear de Chernobyl ou a criação e sobrevivência do Homo sovieticus, Svetlana Alexievich, jornalista da Bielorrússia, ganhou aos 67 anos, o 112º  prémio maior da Literatura Mundial – o Prémio Nobel-  tendo sido a 14ª mulher a ganhá-lo. 


Apontada como favorita ao prémio este ano,  a escritora bielorrussa inventou “um novo género literário”, que “funde literatura e jornalismo”, e “criou uma história das emoções, uma história da alma” conforme a que foi transmitido pela secretária da Academia Sueca, Danius.
Algumas obras da Escritora:
Vozes da Utopia
“Vozes soviéticas de uma guerra esquecida
Vozes de Chernobyl – crónicas do futuro”

O fim do homem soviético – um tempo de desencanto” – a sua ultima obra editada e traduzida em Português

Algumas curiosidades sobre o Prémio Nobel da Literatura:

1901 – atribuição do  1º Prémio  a Sully Prudhomme (França)

Entre 1940 – 1943 não foram atribuídos prémios Nobel (2ª Guerra mundial)

1998 – atribuição do  95º Prémio a José Saramago (Portugal) →”com as suas parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”

2015 – atribuição do 112ª Prémio a Svetlena Aleivich

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...