terça-feira, 26 de abril de 2016

42 anos de liberdade

Para comemorar o 42º aniversário da revolução feita a 25 de abril de 1974, a Biblioteca Escolar convidou a turma do 7º G para uma pequena atividade no Auditório Madalena Sotto.
Começando por contar como era a vida do povo durante o Estado Novo, a Professora Bibliotecária foi registando no quadro algumas palavras ditas pelos alunos, relacionadas com a revolução.
De entre muitas, surgiu a palavra "cravo", a qual deu mote para se saber porquê que se chamou "Revolução dos Cravos" e de quem foi a ideia.
Assim, a Professora Bibliotecária leu excertos da história verídica de Celeste Caeiro, a senhora que deu nome à revolução com o seu pequeno gesto.
O texto "do Franjinhas com amor", é apenas um dos muitos testemunhos das mulheres de Abril, compilado por Ana Sofia Fonseca em "Capitãs de Abril".
No fim, houve, ainda, tempo para visualizar o trailer do filme "Capitães de Abril" de Maria de Medeiros e as duas senhas que deram origem ao avanço do golpe de estado.
Nesta atividade foi, ainda, realizada a avaliação do inquérito de satisfação de atividades, tendo os alunos gostado bastante da atividade e dito que esta contribuiu para o enriquecimento das suas aprendizagens e conhecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...