quarta-feira, 7 de março de 2018

Ler nas Entrelinhas


Dia 2 da semana das leitura.
Partindo do texto da professora Celina Ribeiro “Florindo, uma história de amor”, as turmas do 10º ano (Cursos Profissionais) contactaram com uma outra forma de Leitura: “ler nas entrelinhas”. O texto repleto de provérbios populares e expressões proverbiais “aguçou o apetite” dos alunos para os significados ocultos por detrás das expressões do texto. Uma vez que a escrita e a leitura têm vindo a assumir formas peculiares (causadas pelo uso das novas tecnologias e pela proliferação das redes sociais) os alunos do 10º ano fizeram uma incursão pelas novas formas de escrever e pelos novos termos em uso, sem esquecer a linguagem dos emojis.
A terminar a atividade a PB Paula Sousa propôs alguns desafios que passaram pelo uso das app do jogo “EmojiNation” e pelo trailer do filme “emoji”, bem como pelo desafio de "ler nas entrelinhas" (designação da atividade) e descortinar os provérbios populares existentes nos emojis fornecidos.
Se os jogos são uma boa forma de despertar para novas leituras (leituras inferidas, ao encontro dos objetivos da atividade), a PB Paula Sousa relembrou o jogo Scrabble desconhecido para a maioria dos alunos e que pode ser requisitado na BEMS para uso recreativo.
Estas atividades continuarão durante a semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...