quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Livro e Filme do mês - O fiel Jardineiro


O FIEL JARDINEIRO (2005) – romance adaptado de
John Le Carré

 

Ficha Técnica:

Realizador: Fernando Meirelles.

Atores: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston, Bill Nighy, Pete Postlethwaite, Hubert Koundé.

Diretor de Fotografia: Cesar Charlone.

Argumento: Jeffrey Caine, adaptado do romance de John Le Carré.

Género: Drama / Suspense.

 

 

Sinopse:

Numa zona remota do Quénia, uma ativista dos direitos humanos fortemente empenhada nas questões da pobreza e da justiça social, Tessa Quayle (Rachel Weisz), é encontrada assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local, desapareceu. É insinuada a sua infidelidade e lançada a hipótese de se tratar de um crime passional. Assombrado pelo remorso e revoltado com rumores sobre as infidelidades da sua mulher, o marido, Justin (Ralph Fiennes), discreto diplomata britânico, embarca numa perigosa investigação para limpar o nome de Tessa. Ao ficar a saber que ela andava a investigar as práticas desumanas de algumas empresas farmacêuticas, ao mesmo tempo que se fortalece o amor e a admiração pela sua mulher, começa a questionar a sua imagem de homem que não incomoda os ricos e poderosos.

 

O filme obteve 10 nomeações para os BAFTA (British Academy of Film and Television Awards) e quatro para os Óscares. Com o seu desempenho, Rachel Weiss ganhou o Globo de Ouro e o Óscar para melhor atriz secundária

 

 

ver tudo

 

 

Fernando Meirelles é uma das figuras mais conhecidas do cinema brasileiro atual. Nascido em S. Paulo em 1955, é licenciado em Arquitetura e iniciou a sua carreira de realizador de grandes metragens em 1998, correalizando com Fabrizia Pinto o filme infantil Menino Maluquinho 2 - A Aventura. Até aqui apenas tinha realizado curtas-metragens e uma longa série televisiva para crianças, Rá-Tim-Bum.

O filme anterior, A Cidade de Deus - sobre a vida numa favela do Rio de Janeiro, baseado num livro de Paulo Lins - foi o seu primeiro grande sucesso a nível internacional. Premiado como melhor filme estrangeiro pelo British Independent Film Award e nomeado para o óscar de melhor realizador permitiu a internacionalização da sua carreira. O Fiel Jardineiro foi o seu primeiro filme produzido fora do Brasil (Focus Features - EUA), com um elenco internacional e falado em inglês. Beneficiando do sucesso obtido realizou a seguir Ensaio Sobre a Cegueira adaptação cinematográfica da obra de José Saramago.

Tendo realizado até à data oito longas-metragens, é também produtor e argumentista.

Filmografia como Realizador:

·        Menino Maluquinho 2 – A Aventura (1998)

·        Domésticas, o Filme (2001)

·        Cidade de Deus (2002)

·        O Fiel Jardineiro (2005)

·        Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

·        Nemesis (2012)

·        360 (2012)

·        Rio, Eu Te Amo (2013)

 

John Le Carré, pseudónimo literário de David John Moore Cornwell (Reino Unido, 1931), trabalhou para os serviços secretos britânicos (MI6) entre 1960 e 1964. A sua experiência como agente secreto ajudou-o na escrita de inúmeros livros de espionagem. São muitos os filmes inspirados em romances seus:

·        O Espião Vindo do Frio (1965 – Martin Ritt)

·        A Casa da Rússia (1990 – Fred Schepisi)

·        O Alfaiate do Panamá (2001 – John Boorman)

·        Tinker Tailor Soldier Spy (2011 - Thomas Alfredson)

·        O Homem Mais Procurado (2013 - Anton Corbijn).

 

Trailer:


 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...