quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Trabalhando com...


John le Carré

 
Pseudónimo de David John Moore Cornwell, nascido em Poole a  19 de outubro de 1931é um escritor britânico que vive actualmente na Cornualha.
Estudou na universidade de Berna (Suíça), e na Universidade de Oxford em Inglaterra,  tornando-se depois professor no prestigiado Eton College antes de se juntar ao corpo diplomático britânico entre 1960 e 1964. .
A sua experiência nos serviços secretos terminou repentinamente, quando o agente duplo britânico kim Philby denunciou a identidade de dezenas de espiões compatriotas ao KGB. No entanto o seu primeiro livro ainda seria publicado enquanto estava no MI6. 
John le Carré é autor de numerosos livros de espionagem, muitos dos quais apresentam um enredo que se desenvolve no contexto da Guerra Fria. No entanto, o fim da Guerra Fria levou-o a modernizar as temáticas que serviam como pano de fundo aos seus romances, assim, introduziu na sua obra temas como o terrorismo islâmico, a problemática causada pelo desmembramento da União Soviética, a política dos E.U.A.  no Panamá  e as manobras obscuras da indústria farmacêutica no continente africano.
Destacam-se na obra de Le Carré a estrutura extremamente elaborada dos seus romances, sendo as personagens, entre as quais se destaca o agente George Smiley, complexas e profundas, o oposto do estereótipo de espião superficial popularizado pelo James Bond de Ian Fleming. A profundidade humana, a complexidade política e moral, assim como a inteligência dos enredos levaram-no a ser considerado o autor de espionagem mais literário e filosófico do século XX.
Na sua intervenção pública, recusou vários prémios e um grau honorífico de "cavaleiro do reino" (knighthood), mantendo sempre uma postura de independência e crítica, que se materializou recentemente nas afirmações contra a guerra ao Iraque.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...