sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de abril, sempre!


           É com enorme apreço que recordamos o momento inesquecível de História e Memória que se realizou  na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, na escola sede do Agrupamento, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, dinamizado pelos colegas Professores de História, particularmente com o Professor Leonel.
          Os convidados, Pinto Nunes e Olímpio, ambos combatentes na guerra de Ultramar, bem como o 1º cabo Miguel, um dos 270 homens que integraram a coluna militar de Santarém para Lisboa aos comandos de Salgueiro Maia, deixaram um testemunho vivo, muito expressivo e realista à assistência, maioritariamente alunos do ensino secundário, a qual se revelou extremamente  interessada e atenta, daquilo que foi o 25 de abril visto pelos olhos e o corpo de quem lá esteve, viu e sentiu.
          A leitura de um enxerto do livro " Capitãs de Abril" de Ana Sofia Fonseca pelas Professoras Bibliotecárias Odete Alegria e Paula Sousa, intitulado “Do Franjinhas com amor” que relatou através de testemunho igualmente real, o episódio que ligará Celeste Nunes Caeiro, à revolução de abril de 1974, constituiu, também, uma nota interessante sobre a origem da ligação dos cravos à revolução: “a arma feita jarra” tal como é dito por Celeste Caeiro no seu testemunho.
         


Antes de se dar início a esta palesta, duas alunas do 9º F interpretaram (ao piano e trompete) a 1ª senha "E depois do Adeus" de Paulo de Carvalho para todos quantos estavam na biblioteca a assistir. Foi um momento musical caleidoscópico.
           Em conclusão queremos deixar uma nota de agradecimento pela escolha da biblioteca escolar para a realização deste evento. Este é um espaço de estudo e conhecimento mas também de cultura, onde a História de Portugal tem um lugar privilegiado, sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...