quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Autor do mês de outubro - José de Almada Negreiros


Comemoração do centenário do nascimento de
José Sobral de Almada Negreiros
Proposto pelos docentes do nosso Agrupamento, o nosso autor do mês é, podemos considerar, bastante versátil, pois notabilizou-se em várias áreas da cultura Portuguesa. Autor de uma escrita modernista, interventiva, polémica e dinâmica, José de Almada Negreiros, pertenceu ao grupo ligado à "Revista Orpheu" e assumiu um papel fulcral na corrente futurista em Portugal, conjuntamente com Santa Rita Pintor, Amadeu de Sousa Cardoso, Mário de Sá Carneiro e Fernando Pessoa. A sua obra mais conhecida, é sem dúvida alguma o famoso "Manifesto Anti- Dantas e por extenso", o qual é maravilhosamente declamado pelo nosso saudoso Mário Viegas.
Este ano comemora-se 120 anos do  nascimento de Almada Negreiros e tanto o Agrupamento Soares Basto, como os CTT quiseram homenagear o escritor, pintor, dramaturgo, nesta efeméride.
As professoras Bibliotecárias e a sua equipa, entretanto, postarão novidades sobre este escritor, no mês  em que também se comemora o "mês Internacional das Bibliotecas".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...