quinta-feira, 3 de outubro de 2013

"Quando o Homem beijou a lua" - José Jorge Letria


Atividade no âmbito do PNL, em parceria com as Profs. de CFQ do 7º ano

Divulgação do fundo documental da BE José Saramago sobre Astronomia aos alunos do 7º Ano.

Revisitar o fundo documental da BE sobre Astronomia foi o mote para uma atividade no âmbito do PNL, realizada de 23 a 30 de setembro.
Foram escolhidas as 8 turmas do 7º Ano, uma vez que estes alunos irão estudar esta temática, durante o 1º Período, na disciplina de Ciências Físico-químicas.
Como motivação, foi apresentado e lido o interessantíssimo conto de José Jorge Letria “Quando o homem beijou a lua”, acompanhado das ilustrações de Carla Nazareth.
Após a leitura, foram analisados alguns factos históricos, referidos no conto de J.J Letria, sobre o sonho tornado realidade da chegada do homem à Lua em 20 de Julho de 1969.
Foram também feitas considerações sobre a influência da Lua na Terra através da sabedoria popular, verificada em diversos provérbios, bem como a sedução e a magia que a lua tem transmitido aos poetas e escritores, ao longo dos séculos, refletidas nas obras literárias.
Para exemplificar, foram apresentados alguns provérbios, poemas e livros do fundo documental de Literatura.
 Foi ainda feita uma reflexão sobre os atributos do texto literário em contraste com o texto não literário dos livros científicos e de informação utilizados pelos alunos no estudo de Astronomia.
Os alunos puderam folhear e apreciar algumas obras do fundo documental de Astronomia e que estarão disponíveis na biblioteca escolar.
Os alunos mostraram curiosidade pelo tema apresentado e foram recetivos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...