quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Prémio Nobel da Literatura 2013 - Alice Munro

Alice Munro, uma das grandes escritoras contemporâneas.
 
Vencedora do Man Booker Prize em 2009 pela totalidade da sua obra, a autora canadiana de 82 anos acaba de ser galardoada com o prémio máximo das letras - O Nobel da Literatura.
Nascida Alice Ann Laidlaw, a 10 de julho de 1931 em Wingham, Ontario, no Canadá, é conhecida por uma obra de ficção que vai buscar às raizes da sua terra natal a grande fonte de inspiração, nomeadamente em Huron County, onde decorre a ação de muitas das suas novela. Os seus romances e contos exploram as complexidades humanas através de narrativas aparentemente simples.
Três vezes vencedora do Prémio Governador Geral do Canadá para Ficção, Alice Munro já foi classificada.
como o "Chekhov" canadiano. É considerada mundialmente uma das grandes
escritoras contemporâneas. A sua obra lida com o amor e o trabalho, e o
falhanço de ambos, numa obsessão.
Muito evidente nas suas histórias é o tema do envelhecimento, e o dilema da rapariga rural que vê a idade aumentar e a relação com a sua família e a pequena cidade onde cresceu manter-se inalterável.
A sua prosa revela com ironia e seriedade, a um tempo, as ambiguidades da vida, colocando o fantástico ao lado do mundano, do dia a dia mais comum, que tem vinda a criar uma empatia crescente entre críticos leitores.
Livros publicados em Portugal de Alice Munro:
 
"Amada Vida" (Relógio d'Água,2013)
"O Progresso do Amor" (Relógio d'Água, 2011)
"O Amor de uma Boa Mulher" (Relógio d'Água, 2008)
"Fugas" (Relógio d'Água, sem data)
"A Vista de Castel Rock" (Relógio d'Água, sem data).
 
Por muito pese e que nos custe dizer, que ficaríamos muito mais felizes se este prémio fosse entregue ao nosso escritor Português, gostaríamos de homenagear a eleita e congratulá-la com muitos mais sucessos.
 
In:http://expresso.sapo.pt/alice-munro-uma-das-grandes-escritoras-contemporaneas=f834949

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...