terça-feira, 22 de outubro de 2013

"Português sem mestre" -



José Sobral de Almada Negreiros, nasceu em 1893 em S. Tomé e Príncipe, país natal da sua mãe. Veio para Portugal com a família, mas mudou-se para França em 1919 e Espanha em 1927. Morreu em 1970, em Lisboa, devido a uma paragem cardíaca. Fato curioso é que Almada Negreiros faleceu no mesmo quarto do Hospital de São Luís dos Franceses, no qual morreu o seu amigo Fernando Pessoa, em 1935.
Símbolo da arte moderna portuguesa, favorito e amigo de Fernando Pessoa, desenhador, caricaturista- humorista poeta, dramaturgo, escritor, pintor e escultor, ocupa uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses sendo uma figura importante no panorama artístico português do séc. XX
Autodidata, aguerrido e polémico cedo se destacou pela sua escrita interventiva ou literária, tendo um papel muito importante na primeira vanguarda modernista, estando ligado à revista Orpheu.

O nosso “Português sem mestre” e “sem discípulos” é uma personagem incontornável na cultural Portuguesa. Dele ficaram, para sempre, os painéis, o retrato de Fernando Pessoa e o sobejamente comentado:

(por José Mário Viegas)
Morra o Dantas morra. Pim!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...