segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O livro foi às salas do 6º Ano

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

(16 de Outubro)


A Biblioteca Escolar associou-se às Comemorações do Dia Mundial da Alimentação em parceria com o Grupo Disciplinar de Ciências Naturais (6º Ano) e o Programa Eco-escolas.  
Deste modo, organizou um calendário de atividades que envolveram todas as turmas do 6º Ano (EB Bento Carqueja) e crianças da Educação Pré-escolar dos Jardins de Infância de Ul, OAZ nº 4 e  Madaíl durante a semana de 14 a 18 de outubro. As PB, Odete Costa, Isabel Costa e Paula Sousa levaram até à sala de aula de CN das turmas do 6º Ano a leitura do conto Salada de flores de Fernanda Botelho e apresentaram as ilustrações de Sara Simões.
 
Neste conto é valorizada a agricultura biológica, evidencia a importância das plantas aromáticas na culinária e na saúde, e a preservação de um ambiente mais sustentável.

A escolha deste conto teve em atenção a articulação com o conteúdo programático que está a ser desenvolvido nesta disciplina que é precisamente a alimentação e a criação de hábitos alimentares saudáveis. As docentes de CN foram complementando com alguns dados referidos no livro, tendo os alunos participado num diálogo animado e interessado. Aos alunos despertou-se a curiosidade por coisas tão simples, como as saladas de frutos e  flores comestíveis, pelas gelatinas com sabor a cidreira, ou pelos bolos de alfarroba parecidos  aos de chocolate, mas sem chocolate e sem a adição de açúcar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...