sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O halloween chegou à BEJS




Na José Saramago chegou o Halloween
Com esqueletos, morcegos e vampirinhas
O livro dos feitiços ainda não chegou ao fim
E nas vassouras, vêm as bruxinhas...





     A 31 de Outubro, celebra-se o Halloween, tradição de origem Celta que perdurou ao longo dos séculos e hoje é festejado em todo o mundo. A Biblioteca José Saramago (Escola Bento Carqueja) não é exceção. O Halloween em força trazendo consigo bruxas, bruxinhas e esqueletos. A palavra “Halloween” é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: “hallowed” - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa “Noite de Todos os Santos”. É comemorada no dia 31 de Outubro.

     Tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween. Eles tinham uma religião chamada Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas. Os wiccas acreditam que A Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de toda criação.

     É associada aos mistérios da Lua, da intuição, da noite, da escuridão e da recetividade. A Deusa mostra-se com três faces:
a Virgem, a Mãe e a Velha Sábia (relacionada à bruxa, na imaginação popular).       
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do 𝝅

  Dia do 𝝅 (Pi) Dia 14 de março celebra-se o dia do Pi, matematicamente vale 3,14159.... No nosso agrupamento foi feito o convite a toda a ...